Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alexandrepintoguimaraes.pdfPDF/A1.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise da relação entre as ações da SEDUC/SE e a proficiência SAEB em Língua Portuguesa dos Anos Finais (2013-2019)
Autor(es): Guimarães, Alexandre Pinto
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Boscato, Priscila da Costa Pinheiro
Miembros Examinadores: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: Este artigo visa analisar as notas de proficiência em Língua Portuguesa, produzidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica, dos anos finais do Ensino Fundamental, referentes ao período de 2013 a 2019, da Rede Estadual de Sergipe, procurando estabelecer uma relação com ações e programas, de intencionalidades pedagógicas, desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, e com os aspectos contextuais, para entender o grau de influência exercido nos resultados. A interpretação dos dados, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Anísio Teixeira, efetiva-se, a partir da leitura de gráficos e tabelas, comparando a situação de Sergipe com os cenários regional e nacional, e verificando a dinâmica dos números nas dez Diretorias de Educação, situadas em regiões diferentes, com aspectos socioculturais diversos. Diante das peculiaridades detectadas em cada ambiente, onde os processos educacionais se fazem presentes, a implementação de ações considerando a realidade da comunidade escolar, pode ser fator determinante para oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades pelos estudantes sergipanos.
Resumen : -
Palabras clave : Ações
Aspectos Contextuais
Língua Portuguesa
Proficiência
Programas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13203
Fecha de publicación : 22-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons