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Tipo: Dissertação
Título: Services value added in exports: a comparative analysis between Brazil and the United Kingdom from 2000 to 2014
Autor(es): Silva, Joyce Aparecida Guimarães
Primeiro Orientador: Perobelli, Fernando Salgueiro
Membro da banca: Faria, Weslem Rodrigues
Membro da banca: Vale, Vinícius de Almeida
Resumo: Nos últimos anos observa-se um aumento do setor de serviços nos países e essa expansão tem sido acompanhada por um aumento nas transações de serviços internacionais. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é mensurar o valor adicionado de serviços nas exportações do Brasil e do Reino Unido no período entre 2000 a 2014, além de realizar uma análise comparativa, a fim de identificar o papel dos serviços nas economias de forma sistêmica. Os resultados obtidos indicam uma diferença nítida entre os países analisados no que diz respeito às exportações do setor de serviços, enquanto para o Brasil o setor pode ser considerado como insumo intermediário para as exportações dos setores de não-serviços, para o Reino Unido, como “produto” final exportado. Além disso, conclui-se que o setor de serviços vem ganhando espaço e importância para a economia brasileira, indicando um potencial latente do setor em promover o crescimento econômico do país e, por isso, não pode ser tratado como agente secundário pelas políticas públicas de desenvolvimento.
Abstract: In the last few years, it is observed a rise in the service sector in countries and an increase in international services transactions has accompanied this expansion. Thus, the main objective of this work is to measure the services value added in exports from Brazil and the United Kingdom, from 2000 to 2014, and do a comparative analysis to identify the role of services systemically. The results indicate a clear difference among the countries analysed with regard to exports in the service sector, while for Brazil the sector can be considered as an intermediate input for exports from the non-service sectors; to the United Kingdom, as final exported product. Also, it is concluded that the service sector has been gaining space and importance for the Brazilian economy, indicating a latent potential of the sector in promoting the country's economic growth and, therefore, cannot be treated as a secondary player by public policies of development.
Palavras-chave: Insumo-produto
Valor adicionado
Exportações
Serviços
Input-output
Added value
Exports
Services
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00116
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13111
Data do documento: 4-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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