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dc.contributor.advisor1Perobelli, Fernando Salgueiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Weslem Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Vale, Vinícius de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Joyce Aparecida Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-29T13:25:30Z-
dc.date.available2021-07-29-
dc.date.available2021-07-29T13:25:30Z-
dc.date.issued2021-02-04-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00116pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13111-
dc.description.abstractIn the last few years, it is observed a rise in the service sector in countries and an increase in international services transactions has accompanied this expansion. Thus, the main objective of this work is to measure the services value added in exports from Brazil and the United Kingdom, from 2000 to 2014, and do a comparative analysis to identify the role of services systemically. The results indicate a clear difference among the countries analysed with regard to exports in the service sector, while for Brazil the sector can be considered as an intermediate input for exports from the non-service sectors; to the United Kingdom, as final exported product. Also, it is concluded that the service sector has been gaining space and importance for the Brazilian economy, indicating a latent potential of the sector in promoting the country's economic growth and, therefore, cannot be treated as a secondary player by public policies of development.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos observa-se um aumento do setor de serviços nos países e essa expansão tem sido acompanhada por um aumento nas transações de serviços internacionais. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é mensurar o valor adicionado de serviços nas exportações do Brasil e do Reino Unido no período entre 2000 a 2014, além de realizar uma análise comparativa, a fim de identificar o papel dos serviços nas economias de forma sistêmica. Os resultados obtidos indicam uma diferença nítida entre os países analisados no que diz respeito às exportações do setor de serviços, enquanto para o Brasil o setor pode ser considerado como insumo intermediário para as exportações dos setores de não-serviços, para o Reino Unido, como “produto” final exportado. Além disso, conclui-se que o setor de serviços vem ganhando espaço e importância para a economia brasileira, indicando um potencial latente do setor em promover o crescimento econômico do país e, por isso, não pode ser tratado como agente secundário pelas políticas públicas de desenvolvimento.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInsumo-produtopt_BR
dc.subjectValor adicionadopt_BR
dc.subjectExportaçõespt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectInput-outputpt_BR
dc.subjectAdded valuept_BR
dc.subjectExportspt_BR
dc.subjectServicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleServices value added in exports: a comparative analysis between Brazil and the United Kingdom from 2000 to 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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