https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1300
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
wendellguiduccideoliveira.pdf | 807.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Exércitos de bailarinos na minificção brasileira |
Autor(es): | Oliveira, Wendell Guiducci de |
Primeiro Orientador: | Pires, André Monteiro Guimarães Dias |
Membro da banca: | Carrizo, Silvina Liliana |
Membro da banca: | Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de |
Resumo: | Consolidada na América Espanhola desde a década de 1970, somente na virada do século XXI a minificção chegou à sua maturidade no Brasil. Ainda são tímidos, no país, os estudos sobre este gênero ficcional marcado pela brevidade, pela intensidade expressiva, pela narratividade e pelo hibridismo genérico, características que abundam nos livros de minicontos de Dalton Trevisan, Marina Colasanti e Fernando Bonassi, entre outros. Paradoxal em sua forma e conteúdo, os microrrelatos dialogam frequentemente com outros gêneros literários e extraliterários, colhendo referências variadas e replantando-as no fértil solo da interdisciplinaridade, de onde vicejam como outra expressão artística. Espécie de antivanguarda, a minificção recorre à tradição para então subvertê-la e superá-la, demolindo neste movimento os muros que segregam e categorizam gêneros e saberes. Ao minicontista cabe o desafio de compor histórias que, sendo simultaneamente conto e grafite, fotografia e poema, cinema e haikai, manchete e aforismo, não deixem de ser, na febre da transgressão, aquilo que se propõem de início: ficção de mínimas proporções e máximo efeito. |
Abstract: | Consolidated in Spanish America since the 1970s, minifiction only reached its maturity in Brazil at the turn of the twenty-first century. In the country, there are still scarce studies of this fictional genre marked by brevity, expressive intensity, narrativity and generic hybridity, features that abound in microtales books by Dalton Trevisan, Marina Colasanti and Fernando Bonassi, among others. Paradoxical in its form and content, microfiction often dialogues with other literary and extraliterary genres, collecting various references and replanting them in the fertile soil of interdisciplinarity, from where they thrive as another artistic expression. As a kind of "anti-avant-garde", minifiction appeals to tradition and then subverts it and overcomes it, demolishing in this movement the walls that segregate and categorize genres and knowledge. The challenge of microfiction author is to write stories that are simultaneously tale and graffiti, photography and poem, film and haikai, headline and aphorism, without ever forgetting to be, in the fever of transgression, what they first propose to be: fictions of minimum proportions and maximum effect. |
Palavras-chave: | Minificção Formas breves Interdisciplinaridade Hibridismo genérico Fragmento Minifiction Brevity Interdisciplinarity Generic hybridity Fragment |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1300 |
Data do documento: | 16-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.