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dc.contributor.advisor1Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294J6pt_BR
dc.contributor.referee1Carrizo, Silvina Liliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787168A3pt_BR
dc.creatorOliveira, Wendell Guiducci de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463495J6pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T01:08:01Z-
dc.date.available2016-04-28-
dc.date.available2016-05-02T01:08:01Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1300-
dc.description.abstractConsolidated in Spanish America since the 1970s, minifiction only reached its maturity in Brazil at the turn of the twenty-first century. In the country, there are still scarce studies of this fictional genre marked by brevity, expressive intensity, narrativity and generic hybridity, features that abound in microtales books by Dalton Trevisan, Marina Colasanti and Fernando Bonassi, among others. Paradoxical in its form and content, microfiction often dialogues with other literary and extraliterary genres, collecting various references and replanting them in the fertile soil of interdisciplinarity, from where they thrive as another artistic expression. As a kind of "anti-avant-garde", minifiction appeals to tradition and then subverts it and overcomes it, demolishing in this movement the walls that segregate and categorize genres and knowledge. The challenge of microfiction author is to write stories that are simultaneously tale and graffiti, photography and poem, film and haikai, headline and aphorism, without ever forgetting to be, in the fever of transgression, what they first propose to be: fictions of minimum proportions and maximum effect.pt_BR
dc.description.resumoConsolidada na América Espanhola desde a década de 1970, somente na virada do século XXI a minificção chegou à sua maturidade no Brasil. Ainda são tímidos, no país, os estudos sobre este gênero ficcional marcado pela brevidade, pela intensidade expressiva, pela narratividade e pelo hibridismo genérico, características que abundam nos livros de minicontos de Dalton Trevisan, Marina Colasanti e Fernando Bonassi, entre outros. Paradoxal em sua forma e conteúdo, os microrrelatos dialogam frequentemente com outros gêneros literários e extraliterários, colhendo referências variadas e replantando-as no fértil solo da interdisciplinaridade, de onde vicejam como outra expressão artística. Espécie de antivanguarda, a minificção recorre à tradição para então subvertê-la e superá-la, demolindo neste movimento os muros que segregam e categorizam gêneros e saberes. Ao minicontista cabe o desafio de compor histórias que, sendo simultaneamente conto e grafite, fotografia e poema, cinema e haikai, manchete e aforismo, não deixem de ser, na febre da transgressão, aquilo que se propõem de início: ficção de mínimas proporções e máximo efeito.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMinificçãopt_BR
dc.subjectFormas brevespt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectHibridismo genéricopt_BR
dc.subjectFragmentopt_BR
dc.subjectMinifictionpt_BR
dc.subjectBrevitypt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectGeneric hybriditypt_BR
dc.subjectFragmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleExércitos de bailarinos na minificção brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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