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Tipo: Dissertação
Título: Exposições artísticas: estratégias de instituições museológicas em espaços expositivos contemporâneos
Autor(es): Silveira, Giulia Drumond Imazio
Primeiro Orientador: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Membro da banca: Ramos, Maria Lucia Bueno
Membro da banca: Oliveira, Emerson Dionísio Gomes de
Resumo: Diante das mudanças que o setor cultural vem vivenciando nos últimos anos e da intensificação do uso das redes sociais e dos meios digitais devido a pandemia de COVID-19, instituições museológicas precisaram repensar suas estratégias de gestão, comunicação e marketing digital para atender às novas demandas de uma sociedade cada vez mais conectada, criando novas formas de relacionamento entre público e espaços de arte. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar quais iniciativas, boas práticas e estratégias estão sendo utilizadas por essas instituições para lidar com os desafios que surgiram neste novo cenário e investigar quais são os impactos dessas mudanças na experiência como um todo na percepção do público: na fruição, aprendizado, construção de narrativas expositivas e formação crítica do sujeito. Para isso, são realizadas análises sociais, ambientais, culturais e tecnológicas para compreender como se dá a relação subjetiva e complexa entre instituições museológicas de arte e público.
Abstract: Given the changes that the cultural sector has been experiencing in last years and the intensification of the use of social and digital media due to the COVID-19 pandemic, museums had to rethink their management, communication and digital marketing strategies to answer the new demands of an increasingly connected society, creating new forms of relationship between the public and art spaces. Therefore, the objective of this research is to analyze initiatives, good practices and strategies that are being used by these institutions to deal with the challenges that have arisen in this new scenario and to investigate the impacts of these changes in the public's perception and experience: in aesthetic fruition, learning, narrative construction in art exhibitions and critical formation of the subject. For this, social, environmental, cultural and technological analyses are performed to understand how a subjective and complex relationship between art museums and the public are established.
Palavras-chave: Museus
Práticas museológicas
Exposições de arte
Redes sociais
Tecnologias digitais
Cultura digital
COVID-19
Museums
Museological practices
Art exhibitions
Social media
Digital technologies
Digital culture
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00073
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12870
Data do documento: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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