Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12870
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giuliadrumondimaziosilveira.pdf4.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Lucia Bueno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Emerson Dionísio Gomes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175059045027748pt_BR
dc.creatorSilveira, Giulia Drumond Imazio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366658620483783pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T13:02:47Z-
dc.date.available2021-06-15-
dc.date.available2021-06-15T13:02:47Z-
dc.date.issued2021-03-15-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00073pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12870-
dc.description.abstractGiven the changes that the cultural sector has been experiencing in last years and the intensification of the use of social and digital media due to the COVID-19 pandemic, museums had to rethink their management, communication and digital marketing strategies to answer the new demands of an increasingly connected society, creating new forms of relationship between the public and art spaces. Therefore, the objective of this research is to analyze initiatives, good practices and strategies that are being used by these institutions to deal with the challenges that have arisen in this new scenario and to investigate the impacts of these changes in the public's perception and experience: in aesthetic fruition, learning, narrative construction in art exhibitions and critical formation of the subject. For this, social, environmental, cultural and technological analyses are performed to understand how a subjective and complex relationship between art museums and the public are established.pt_BR
dc.description.resumoDiante das mudanças que o setor cultural vem vivenciando nos últimos anos e da intensificação do uso das redes sociais e dos meios digitais devido a pandemia de COVID-19, instituições museológicas precisaram repensar suas estratégias de gestão, comunicação e marketing digital para atender às novas demandas de uma sociedade cada vez mais conectada, criando novas formas de relacionamento entre público e espaços de arte. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar quais iniciativas, boas práticas e estratégias estão sendo utilizadas por essas instituições para lidar com os desafios que surgiram neste novo cenário e investigar quais são os impactos dessas mudanças na experiência como um todo na percepção do público: na fruição, aprendizado, construção de narrativas expositivas e formação crítica do sujeito. Para isso, são realizadas análises sociais, ambientais, culturais e tecnológicas para compreender como se dá a relação subjetiva e complexa entre instituições museológicas de arte e público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectPráticas museológicaspt_BR
dc.subjectExposições de artept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectMuseumspt_BR
dc.subjectMuseological practicespt_BR
dc.subjectArt exhibitionspt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleExposições artísticas: estratégias de instituições museológicas em espaços expositivos contemporâneospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons