Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12783
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jéssicadasilvagalvãomaltoni.pdfPDF/A6.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Consciência ambiental crítica: um processo em construção
Autor(es): Galvão, Jéssica da Silva
Primeiro Orientador: Monteiro, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Cassab , Mariana
Membro da banca: Santos Pinto, Tarcísio Jorge
Membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Resumo: Devido as recentes preocupações com as consequências dos grandes desastres ecológicos causados pela ocupação humana desenfreada, pela poluição, pelo descaso do ser humano com o ambiente, torna-se efetivamente necessário o desenvolvimento de uma consciência ambiental no homem. Buscando explorar esse tema, neste trabalho, vivenciamos a Educação Ambiental através da atuação no espaço-tempo da escola, uma vez que esse é um local propício para a troca de conhecimentos e aprendizados. Com o objetivo de identificar indícios de ações que possam potencializar uma tomada de consciência ambiental por parte dos alunos, desenvolvemos um projeto envolvendo a pesquisa em uma atuação didáticopedagógica, tendo como foco principal a compostagem, através do qual foram trabalhados conceitos relacionados à Educação Ambiental, visando sempre o protagonismo do aluno, para que este pudesse se reconhecer enquanto sujeito atuante na sociedade. É neste cenário, que buscamos uma aproximação com o processo de tomada de consciência ambiental como forma de orientar a atuação humana na natureza de forma racional.
Abstract: Due to recent preoccupation concerning the consequences of major ecological disasters caused by the unbridled human occupation, by pollution and human negligence with the environment, it turns to be effectively necessary to develop an environmental awareness on every human being. Seeking to explore this subject, in this work, we experience Environmental Education by acting on the school space-time, once this is the appropriate place for exchanging knowledge and learning. To identify the evidence of actions that may enhance students‟ environmental awareness, we developed a project involving research on a didactic-pedagogic actuation, having as main focus the composting, through which there were works‟ concepts related to Environmental Education, always aiming for students‟ protagonism, so that they could recognize themselves as an active individual in the society. It is in this scenario that we aim to an approximation with the process of raising environmental awareness as a way of guiding human actuation onto nature in a rational way.
Palavras-chave: Tomada de consciência ambiental
Educação ambiental crítica
Compostagem
Environmental awareness
Critic environmental education
Composting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12783
Data do documento: 17-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons