Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12783
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jéssicadasilvagalvãomaltoni.pdfPDF/A6.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.contributor.referee1Cassab , Mariana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6048906588257879pt_BR
dc.contributor.referee2Santos Pinto, Tarcísio Jorge-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249756724489117pt_BR
dc.contributor.referee3Anjos, Maylta Brandão dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5096748167978986pt_BR
dc.creatorGalvão, Jéssica da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766478248020332pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T13:35:41Z-
dc.date.available2021-06-08-
dc.date.available2021-06-08T13:35:41Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12783-
dc.description.abstractDue to recent preoccupation concerning the consequences of major ecological disasters caused by the unbridled human occupation, by pollution and human negligence with the environment, it turns to be effectively necessary to develop an environmental awareness on every human being. Seeking to explore this subject, in this work, we experience Environmental Education by acting on the school space-time, once this is the appropriate place for exchanging knowledge and learning. To identify the evidence of actions that may enhance students‟ environmental awareness, we developed a project involving research on a didactic-pedagogic actuation, having as main focus the composting, through which there were works‟ concepts related to Environmental Education, always aiming for students‟ protagonism, so that they could recognize themselves as an active individual in the society. It is in this scenario that we aim to an approximation with the process of raising environmental awareness as a way of guiding human actuation onto nature in a rational way.pt_BR
dc.description.resumoDevido as recentes preocupações com as consequências dos grandes desastres ecológicos causados pela ocupação humana desenfreada, pela poluição, pelo descaso do ser humano com o ambiente, torna-se efetivamente necessário o desenvolvimento de uma consciência ambiental no homem. Buscando explorar esse tema, neste trabalho, vivenciamos a Educação Ambiental através da atuação no espaço-tempo da escola, uma vez que esse é um local propício para a troca de conhecimentos e aprendizados. Com o objetivo de identificar indícios de ações que possam potencializar uma tomada de consciência ambiental por parte dos alunos, desenvolvemos um projeto envolvendo a pesquisa em uma atuação didáticopedagógica, tendo como foco principal a compostagem, através do qual foram trabalhados conceitos relacionados à Educação Ambiental, visando sempre o protagonismo do aluno, para que este pudesse se reconhecer enquanto sujeito atuante na sociedade. É neste cenário, que buscamos uma aproximação com o processo de tomada de consciência ambiental como forma de orientar a atuação humana na natureza de forma racional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTomada de consciência ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectCompostagempt_BR
dc.subjectEnvironmental awarenesspt_BR
dc.subjectCritic environmental educationpt_BR
dc.subjectCompostingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConsciência ambiental crítica: um processo em construçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons