Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12783
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
jéssicadasilvagalvãomaltoni.pdfPDF/A6.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Consciência ambiental crítica: um processo em construção
Autor(es): Galvão, Jéssica da Silva
Orientador: Monteiro, Sandrelena da Silva
Miembros Examinadores: Cassab , Mariana
Miembros Examinadores: Santos Pinto, Tarcísio Jorge
Miembros Examinadores: Anjos, Maylta Brandão dos
Resumo: Devido as recentes preocupações com as consequências dos grandes desastres ecológicos causados pela ocupação humana desenfreada, pela poluição, pelo descaso do ser humano com o ambiente, torna-se efetivamente necessário o desenvolvimento de uma consciência ambiental no homem. Buscando explorar esse tema, neste trabalho, vivenciamos a Educação Ambiental através da atuação no espaço-tempo da escola, uma vez que esse é um local propício para a troca de conhecimentos e aprendizados. Com o objetivo de identificar indícios de ações que possam potencializar uma tomada de consciência ambiental por parte dos alunos, desenvolvemos um projeto envolvendo a pesquisa em uma atuação didáticopedagógica, tendo como foco principal a compostagem, através do qual foram trabalhados conceitos relacionados à Educação Ambiental, visando sempre o protagonismo do aluno, para que este pudesse se reconhecer enquanto sujeito atuante na sociedade. É neste cenário, que buscamos uma aproximação com o processo de tomada de consciência ambiental como forma de orientar a atuação humana na natureza de forma racional.
Resumen : Due to recent preoccupation concerning the consequences of major ecological disasters caused by the unbridled human occupation, by pollution and human negligence with the environment, it turns to be effectively necessary to develop an environmental awareness on every human being. Seeking to explore this subject, in this work, we experience Environmental Education by acting on the school space-time, once this is the appropriate place for exchanging knowledge and learning. To identify the evidence of actions that may enhance students‟ environmental awareness, we developed a project involving research on a didactic-pedagogic actuation, having as main focus the composting, through which there were works‟ concepts related to Environmental Education, always aiming for students‟ protagonism, so that they could recognize themselves as an active individual in the society. It is in this scenario that we aim to an approximation with the process of raising environmental awareness as a way of guiding human actuation onto nature in a rational way.
Palabras clave : Tomada de consciência ambiental
Educação ambiental crítica
Compostagem
Environmental awareness
Critic environmental education
Composting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12783
Fecha de publicación : 17-jun-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons