Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12662
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
danieldelimaferreira.pdf3.33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Elaboração de material para aulas práticas voltadas ao ensino de microbiologia para alunos do ensino médio
Autor(es): Ferreira, Daniel de Lima
Orientador: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Co-orientador: Colombo, Lívia Tavares
Miembros Examinadores: Miguel, Paulo Sérgio Balbino
Miembros Examinadores: Fontes, Cláudia Oliveira
Resumo: O distanciamento que existe entre o conteúdo de microbiologia e o cotidiano do corpo discente dificulta a compreensão e visualização da importância dos microrganismos por parte dos alunos. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver metodologias alternativas funcionais e viáveis financeiramente para o ensino prático de microbiologia nas escolas em nível médio e fundamental. As aulas práticas foram aplicadas no colégio Tiradentes da Polícia militar de Minas Gerais. Os dados obtidos foram analisados e as médias foram comparadas pelo teste Qui-quadrado. Cinco roteiros de aulas práticas foram elaborados sendo que, destes, quatro foram aplicadas. Todas as aulas foram estruturadas contendo embasamento teórico para o professor, detalhamento do desenvolvimento e preparo da aula, e o roteiro para guiar os alunos durante a execução da aula. Nossos resultados evidenciaram que os alunos têm a idéia de que aulas práticas são importantes, mesmo nos grupos que não participaram das práticas de Microbiologia. Visualizamos ganho no desempenho escolar quando comparamos os diferentes grupos, indicando maior imersão dos alunos no assunto abordado utilizando-se a metodologia prática aplicada. Foram desenvolvidos dois projetos biotecnológicos, Vermecompostagem e biodigestor anaeróbico. Segundo relato dos próprios alunos, esta metodologia favorece a visualização de processos biológicos, complementam as aulas teóricas e facilitam a compreensão. O material obtido e exposto nos resultados, exceto o tópico sobre a aplicação dos questionários, representa em um manual de práticas e metodologias fundamentadas que servirá como instrumento norteador para professores que desejem abordar o conteúdo de Microbiologia de maneira prática, sem grandes investimentos.
Resumen : The distance that exists between the microbiology content and the daily life of the student body makes it difficult for students to understand and visualize the importance of microorganisms. Thus, the general objective of this work was to develop functional and financially viable alternative methodologies for practical teaching of microbiology in middle and elementary schools. The practical classes were applied at the Tiradentes College of the Military Police of Minas Gerais. The obtained data were analyzed and the averages were compared by the Chi-square test. Five scripts of practical classes were elaborated and, of these, four were applied. All classes were structured containing theoretical basis for the teacher, detailing the development and preparation of class, and a script to guide students during the execution of the class. Our results showed that students recognized the importance of practical classes, even in groups that did not participate in microbiology practices. We visualized improvements in school performance when comparing the different groups, indicating greater immersion of students in the subject approached using the applied practical methodology. Two biotechnological projects were developed: Vermecomposting and anaerobic biodigester. According to the students' own reports, this methodology favors the visualization of biological processes, complement the theoretical classes and facilitate understanding. The material obtained and exposed in the results, except the topic on the application of the questionnaires, represents a manual of practices and grounded methodologies that will serve as a guiding instrument for teachers who wish to approach the content of microbiology in a practical way, without major investments.
Palabras clave : Ensino
Microbiologia
Aulas práticas
Projetos biotecnológicos
Microbiology teaching
Practical classes
Biotechnology projects
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12662
Fecha de publicación : 12-jul-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons