Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12662
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danieldelimaferreira.pdf3.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcelo Nagem Valério de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2492455472688118pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Colombo, Lívia Tavares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4745874654946687pt_BR
dc.contributor.referee1Miguel, Paulo Sérgio Balbino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8644923911722035pt_BR
dc.contributor.referee2Fontes, Cláudia Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2192025027723361pt_BR
dc.creatorFerreira, Daniel de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728785912077604pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-04T12:40:52Z-
dc.date.available2021-04-29-
dc.date.available2021-05-04T12:40:52Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12662-
dc.description.abstractThe distance that exists between the microbiology content and the daily life of the student body makes it difficult for students to understand and visualize the importance of microorganisms. Thus, the general objective of this work was to develop functional and financially viable alternative methodologies for practical teaching of microbiology in middle and elementary schools. The practical classes were applied at the Tiradentes College of the Military Police of Minas Gerais. The obtained data were analyzed and the averages were compared by the Chi-square test. Five scripts of practical classes were elaborated and, of these, four were applied. All classes were structured containing theoretical basis for the teacher, detailing the development and preparation of class, and a script to guide students during the execution of the class. Our results showed that students recognized the importance of practical classes, even in groups that did not participate in microbiology practices. We visualized improvements in school performance when comparing the different groups, indicating greater immersion of students in the subject approached using the applied practical methodology. Two biotechnological projects were developed: Vermecomposting and anaerobic biodigester. According to the students' own reports, this methodology favors the visualization of biological processes, complement the theoretical classes and facilitate understanding. The material obtained and exposed in the results, except the topic on the application of the questionnaires, represents a manual of practices and grounded methodologies that will serve as a guiding instrument for teachers who wish to approach the content of microbiology in a practical way, without major investments.pt_BR
dc.description.resumoO distanciamento que existe entre o conteúdo de microbiologia e o cotidiano do corpo discente dificulta a compreensão e visualização da importância dos microrganismos por parte dos alunos. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi desenvolver metodologias alternativas funcionais e viáveis financeiramente para o ensino prático de microbiologia nas escolas em nível médio e fundamental. As aulas práticas foram aplicadas no colégio Tiradentes da Polícia militar de Minas Gerais. Os dados obtidos foram analisados e as médias foram comparadas pelo teste Qui-quadrado. Cinco roteiros de aulas práticas foram elaborados sendo que, destes, quatro foram aplicadas. Todas as aulas foram estruturadas contendo embasamento teórico para o professor, detalhamento do desenvolvimento e preparo da aula, e o roteiro para guiar os alunos durante a execução da aula. Nossos resultados evidenciaram que os alunos têm a idéia de que aulas práticas são importantes, mesmo nos grupos que não participaram das práticas de Microbiologia. Visualizamos ganho no desempenho escolar quando comparamos os diferentes grupos, indicando maior imersão dos alunos no assunto abordado utilizando-se a metodologia prática aplicada. Foram desenvolvidos dois projetos biotecnológicos, Vermecompostagem e biodigestor anaeróbico. Segundo relato dos próprios alunos, esta metodologia favorece a visualização de processos biológicos, complementam as aulas teóricas e facilitam a compreensão. O material obtido e exposto nos resultados, exceto o tópico sobre a aplicação dos questionários, representa em um manual de práticas e metodologias fundamentadas que servirá como instrumento norteador para professores que desejem abordar o conteúdo de Microbiologia de maneira prática, sem grandes investimentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectProjetos biotecnológicospt_BR
dc.subjectMicrobiology teachingpt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.subjectBiotechnology projectspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleElaboração de material para aulas práticas voltadas ao ensino de microbiologia para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons