Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12614
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joicekellegoncalvessousa.pdf954.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Comportamento do consumidor de jalecos: em busca de insights mercadológicos
Author: Souza, Joice Kelle Gonçalves de
First Advisor: Paula Neto, Alcielis de
Referee Member: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Referee Member: Morais, Mateus Cerqueira Anicio
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as percepções mais evidentes sobre o uso e o consumo da peça de vestuário “jaleco” por profissionais e estudantes. Este trabalho possui caráter qualitativo e exploratório. Para contextualizar e fundamentar o trabalho, foi realizado uma pesquisa bibliográfica acerca o comportamento do consumidor, processo de compra e do jaleco em si. Os dados foram coletados através da aplicação de um grupo focal online, com suporte de um roteiro semiestruturado. A análise dos dados foi realizada com apoio so software IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram que as decisões de compra dos consumidores de jaleco, têm influências culturais, sociais, pessoais e psicológicas. Os resultados também mostram que o processo de decisão de compra do jaleco, em um primeiro momento, passa por todas as etapas do modelo tradicional das cinco etapas do processo de decisão de compra, em um segundo momento, com mais experiencia de compra, o consumidor passa da etapa de identificação da necessidade, direto para a etapa de compra. E por fim, foi possível verificar que existem demandas e lacunas a serem preenchidas do ponto vista comercial mercadológico, que podem gerar oportunidades de negócios quanto à produção e comercialização de jalecos.
Abstract: The objective of this work is to investigate the most evident perceptions about the use and consumption of the “lab coat” garment by professionals and students. This work is an inductive study, it has a qualitative and exploratory character. In order to contextualize and substantiate the work, a bibliographic research was carried out on consumer behavior, the buying process and the lab coat itself. Data were collected through the application of an online focus group, supported by a semi-structured script. Data analysis was performed with the support of the IRAMUTEQ software. The results showed that the purchasing decisions of consumers in lab coats have cultural, social, personal and psychological influences. The results also show that the process of purchasing the lab coat, at first, goes through all the stages of the traditional model of the five stages of the purchase decision process, in a second moment, with more purchasing experience, the consumer moves from the stage of identification of the need, straight to the stage of purchase. And finally, it was possible to verify that there are demands and gaps to be filled from the commercial point of view, which can generate business opportunities regarding the production and commercialization of lab coats.
Keywords: Jaleco
Equipamento de proteção individual
Comportamento do consumidor
Grupo focal
Lab coat
Individual protection equipment
Consumer behavior
Focus group
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12614
Issue Date: 19-Mar-2021
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons