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Tipo: Dissertação
Título: Youtubers mirins: um mapeamento das produções audiovisuais nos canais brasileiros protagonizados por crianças
Autor(es): Tomé, Hyrlla Lobo
Primeiro Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Torres, Letícia
Membro da banca: Holzbach, Ariane
Resumo: As relações entre infância e mídia se aproximaram desde a entrada da televisão na sala de estar do núcleo familiar. No cenário da cultura digital, além das telas, as câmeras se fazem presentes nos lares brasileiros, como parte de uma rotina de produção de conteúdo. Em alguns casos, crianças protagonizam produções voltadas também ao público infantil e são visualizadas por milhões de crianças do Brasil e do mundo. O presente trabalho apresenta um mapeamento, através de gráficos e observações, dos vídeos mais populares dos três canais brasileiros que protagonizam crianças com mais inscritos: Maria Clara e JP, Valentina Pontes e Clubinho da Laura - Laurinha e Helena. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico no segundo capítulo para abordar as definições de infância e suas relações com a mídia desde o consumo televisivo, entendendo as questões discutidas no meio acadêmico que vão além da dicotomia tradicional de proteção ou empoderamento da infância aos perigos do audiovisual, culminando na introdução do YouTube nas rotinas infantis. No terceiro capítulo, é apresentada uma reflexão sobre as narrativas de si mesmo produzidas no universo digital e como são apresentadas pelos youtubers, conceituando este sujeito que narra a si mesmo e utiliza a própria imagem na frente das câmeras. A metodologia utilizada para analisar as produções é uma adaptação dos parâmetros da análise da qualidade no audiovisual propostos por Borges (2014) e conceitos da literacia midiática, apresentada no quarto capítulo. Por fim, o quinto capítulo é dedicado às observações dos resultados encontrados, verificando padrões de níveis descritivos, de produção técnica, linguagem, representação dos temas e de público. Enquanto resultado, este mapeamento da infância que se tornou celebridade através de suas produções no YouTube mostra que aspectos como originalidade, regionalidade e experimentações estéticas são menos frequentes do que as estratégias para ampliação do público, tornando o algoritmo que controla o YouTube um fator central no desenvolvimento e veiculação das produções realizadas pelas famílias das crianças brasileiras mais famosas do YouTube.
Abstract: The relations between childhood and the media have been closer since the entrance of television in the living room of the family nucleus. In the digital culture scene, in addition to screens, cameras are present in Brazilian homes, as part of a content production routine. In some cases, children star in productions also aimed at infant viewers and are consumed by millions of children from Brazil and all around the world. This work presents a mapping, through graphics and observations, of the most popular videos from the three Brazilian channels that feature children with the most subscribers: Maria Clara and JP, Valentina Pontes and Clubinho da Laura - Laurinha and Helena. For this, a bibliographic survey was carried out in the second chapter to address the definitions of childhood and its relations with the media since television consumption, understanding the issues discussed in the academic environment that go beyond the traditional dichotomy of protection or empowerment of childhood to the dangers of audiovisual, culminating in the introduction of YouTube in children's routines. In the third chapter, a reflection is presented about the narratives of the self produced in the digital universe and how they are presented by youtubers, conceptualizing this subject who narrates himself and uses his own image in front of the cameras. The methodology used to analyze the productions is an adaptation of the parameters of the quality analysis in the audiovisual proposed by Borges (2014) and concepts of media literacy, presented in the fourth chapter. Finally, the fifth chapter is dedicated to the observations of the results found, verifying patterns of descriptive levels, technical production, language, representation of themes and audience. As a result, this mapping of childhood that became a celebrity through its productions on YouTube shows that aspects such as originality, regionality and aesthetic experiments are less frequent than strategies for expanding the audience, making the algorithm that controls YouTube a nuclear factor in development and placement of productions made by the families of the most famous Brazilian children on YouTube.
Palavras-chave: Qualidade audiovisual
Literacia midiática
Cultura digital
Youtube
Infância
Audiovisual quality
Media literacy
Digital culture
Childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00042
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12609
Data do documento: 19-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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