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dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Letícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Holzbach, Ariane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6712056969717022pt_BR
dc.creatorTomé, Hyrlla Lobo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6434463319533167pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T15:35:05Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-15T15:35:05Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00042pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12609-
dc.description.abstractThe relations between childhood and the media have been closer since the entrance of television in the living room of the family nucleus. In the digital culture scene, in addition to screens, cameras are present in Brazilian homes, as part of a content production routine. In some cases, children star in productions also aimed at infant viewers and are consumed by millions of children from Brazil and all around the world. This work presents a mapping, through graphics and observations, of the most popular videos from the three Brazilian channels that feature children with the most subscribers: Maria Clara and JP, Valentina Pontes and Clubinho da Laura - Laurinha and Helena. For this, a bibliographic survey was carried out in the second chapter to address the definitions of childhood and its relations with the media since television consumption, understanding the issues discussed in the academic environment that go beyond the traditional dichotomy of protection or empowerment of childhood to the dangers of audiovisual, culminating in the introduction of YouTube in children's routines. In the third chapter, a reflection is presented about the narratives of the self produced in the digital universe and how they are presented by youtubers, conceptualizing this subject who narrates himself and uses his own image in front of the cameras. The methodology used to analyze the productions is an adaptation of the parameters of the quality analysis in the audiovisual proposed by Borges (2014) and concepts of media literacy, presented in the fourth chapter. Finally, the fifth chapter is dedicated to the observations of the results found, verifying patterns of descriptive levels, technical production, language, representation of themes and audience. As a result, this mapping of childhood that became a celebrity through its productions on YouTube shows that aspects such as originality, regionality and aesthetic experiments are less frequent than strategies for expanding the audience, making the algorithm that controls YouTube a nuclear factor in development and placement of productions made by the families of the most famous Brazilian children on YouTube.pt_BR
dc.description.resumoAs relações entre infância e mídia se aproximaram desde a entrada da televisão na sala de estar do núcleo familiar. No cenário da cultura digital, além das telas, as câmeras se fazem presentes nos lares brasileiros, como parte de uma rotina de produção de conteúdo. Em alguns casos, crianças protagonizam produções voltadas também ao público infantil e são visualizadas por milhões de crianças do Brasil e do mundo. O presente trabalho apresenta um mapeamento, através de gráficos e observações, dos vídeos mais populares dos três canais brasileiros que protagonizam crianças com mais inscritos: Maria Clara e JP, Valentina Pontes e Clubinho da Laura - Laurinha e Helena. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico no segundo capítulo para abordar as definições de infância e suas relações com a mídia desde o consumo televisivo, entendendo as questões discutidas no meio acadêmico que vão além da dicotomia tradicional de proteção ou empoderamento da infância aos perigos do audiovisual, culminando na introdução do YouTube nas rotinas infantis. No terceiro capítulo, é apresentada uma reflexão sobre as narrativas de si mesmo produzidas no universo digital e como são apresentadas pelos youtubers, conceituando este sujeito que narra a si mesmo e utiliza a própria imagem na frente das câmeras. A metodologia utilizada para analisar as produções é uma adaptação dos parâmetros da análise da qualidade no audiovisual propostos por Borges (2014) e conceitos da literacia midiática, apresentada no quarto capítulo. Por fim, o quinto capítulo é dedicado às observações dos resultados encontrados, verificando padrões de níveis descritivos, de produção técnica, linguagem, representação dos temas e de público. Enquanto resultado, este mapeamento da infância que se tornou celebridade através de suas produções no YouTube mostra que aspectos como originalidade, regionalidade e experimentações estéticas são menos frequentes do que as estratégias para ampliação do público, tornando o algoritmo que controla o YouTube um fator central no desenvolvimento e veiculação das produções realizadas pelas famílias das crianças brasileiras mais famosas do YouTube.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade audiovisualpt_BR
dc.subjectLiteracia midiáticapt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectAudiovisual qualitypt_BR
dc.subjectMedia literacypt_BR
dc.subjectDigital culturept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleYoutubers mirins: um mapeamento das produções audiovisuais nos canais brasileiros protagonizados por criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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