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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intenção empreendedora: um estudo com universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino em Governador Valadares (MG).
Autor(es): Guimarães, Bárbara Gomes Ferreira
Primeiro Orientador: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Membro da banca: Paula Neto, Alcielis de
Membro da banca: Passos Júnior, José Roberto
Resumo: O empreendedorismo se tornou um assunto de ampla discussão na literatura devido ao seu impacto significativo no desenvolvimento econômico e social de um país, e desta forma, um campo relevante para a pesquisa científica. Da mesma maneira, o ensino superior é reconhecido como um importante pilar do desenvolvimento econômico e social, além de possível ambiente adequado, para descobrir aspirações potenciais para a formação da intenção empreendedora (IE) de seus alunos. No âmbito universitário se distinguem as instituições em público e privado, e há uma percepção acerca de divergências nos modelos de educação empreendedora, de uma instituição para outra. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo testar e mensurar a intenção empreendedora dos discentes de graduação, avaliar os efeitos das variáveis que a compõem e verificar se os ambientes universitários (público e privado) diferem na influência da intenção empreendedora de seus estudantes. A metodologia utilizada neste estudo é do tipo descritiva quantitativa adotando um processo de amostragem não-probabilística, por conveniência, limitada pela possibilidade de acesso e pela disponibilidade dos estudantes em participar da pesquisa, e utiliza-se também de amostragem não probabilística do tipo “bola de neve”. Os dados foram auferidos por meio do Questionário de Intenção Empreendedora de Liñán e Chen (2009), e foram contemplados 106 respondentes. Para análise estatística utilizou-se de tabelas de cruzamento de dados, Correlação de Pearson e Regressão Linear múltipla. Os resultados apontam que as variáveis com maior relevância para explicar a Intenção Empreendedora são Atitude Pessoal e Percepção do Controle do Comportamento, além disso, os estudantes da rede privada de educação demonstram maior IE que os alunos da rede pública. Também se evidenciou a percepção dos alunos sobre a falta de suporte das Universidades em desenvolver nos alunos uma maior propensão ao empreendedorismo. Tal percepção é existente em ambos ambientes porém ponderada de uma forma maior nos alunos da rede pública.
Abstract: -
Palavras-chave: Empreendedorismo
Educação Empreendedora
Teoria do Comportamento Planejado
Intenção Empreendedora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566
Data do documento: 22-Mar-2021
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