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dc.contributor.advisor1Santos, Leonardo Lemos da Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722pt_BR
dc.contributor.referee1Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.contributor.referee2Passos Júnior, José Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8198376613099121pt_BR
dc.creatorGuimarães, Bárbara Gomes Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-04-13T20:11:25Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-13T20:11:25Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo se tornou um assunto de ampla discussão na literatura devido ao seu impacto significativo no desenvolvimento econômico e social de um país, e desta forma, um campo relevante para a pesquisa científica. Da mesma maneira, o ensino superior é reconhecido como um importante pilar do desenvolvimento econômico e social, além de possível ambiente adequado, para descobrir aspirações potenciais para a formação da intenção empreendedora (IE) de seus alunos. No âmbito universitário se distinguem as instituições em público e privado, e há uma percepção acerca de divergências nos modelos de educação empreendedora, de uma instituição para outra. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo testar e mensurar a intenção empreendedora dos discentes de graduação, avaliar os efeitos das variáveis que a compõem e verificar se os ambientes universitários (público e privado) diferem na influência da intenção empreendedora de seus estudantes. A metodologia utilizada neste estudo é do tipo descritiva quantitativa adotando um processo de amostragem não-probabilística, por conveniência, limitada pela possibilidade de acesso e pela disponibilidade dos estudantes em participar da pesquisa, e utiliza-se também de amostragem não probabilística do tipo “bola de neve”. Os dados foram auferidos por meio do Questionário de Intenção Empreendedora de Liñán e Chen (2009), e foram contemplados 106 respondentes. Para análise estatística utilizou-se de tabelas de cruzamento de dados, Correlação de Pearson e Regressão Linear múltipla. Os resultados apontam que as variáveis com maior relevância para explicar a Intenção Empreendedora são Atitude Pessoal e Percepção do Controle do Comportamento, além disso, os estudantes da rede privada de educação demonstram maior IE que os alunos da rede pública. Também se evidenciou a percepção dos alunos sobre a falta de suporte das Universidades em desenvolver nos alunos uma maior propensão ao empreendedorismo. Tal percepção é existente em ambos ambientes porém ponderada de uma forma maior nos alunos da rede pública.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEducação Empreendedorapt_BR
dc.subjectTeoria do Comportamento Planejadopt_BR
dc.subjectIntenção Empreendedorapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleIntenção empreendedora: um estudo com universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino em Governador Valadares (MG).pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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