https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
barbaragomesferreiraguimaraes.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Leonardo Lemos da Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2655136965492722 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula Neto, Alcielis de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1460390686142107 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Passos Júnior, José Roberto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8198376613099121 | pt_BR |
dc.creator | Guimarães, Bárbara Gomes Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-13T20:11:25Z | - |
dc.date.available | 2021-04-07 | - |
dc.date.available | 2021-04-13T20:11:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O empreendedorismo se tornou um assunto de ampla discussão na literatura devido ao seu impacto significativo no desenvolvimento econômico e social de um país, e desta forma, um campo relevante para a pesquisa científica. Da mesma maneira, o ensino superior é reconhecido como um importante pilar do desenvolvimento econômico e social, além de possível ambiente adequado, para descobrir aspirações potenciais para a formação da intenção empreendedora (IE) de seus alunos. No âmbito universitário se distinguem as instituições em público e privado, e há uma percepção acerca de divergências nos modelos de educação empreendedora, de uma instituição para outra. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo testar e mensurar a intenção empreendedora dos discentes de graduação, avaliar os efeitos das variáveis que a compõem e verificar se os ambientes universitários (público e privado) diferem na influência da intenção empreendedora de seus estudantes. A metodologia utilizada neste estudo é do tipo descritiva quantitativa adotando um processo de amostragem não-probabilística, por conveniência, limitada pela possibilidade de acesso e pela disponibilidade dos estudantes em participar da pesquisa, e utiliza-se também de amostragem não probabilística do tipo “bola de neve”. Os dados foram auferidos por meio do Questionário de Intenção Empreendedora de Liñán e Chen (2009), e foram contemplados 106 respondentes. Para análise estatística utilizou-se de tabelas de cruzamento de dados, Correlação de Pearson e Regressão Linear múltipla. Os resultados apontam que as variáveis com maior relevância para explicar a Intenção Empreendedora são Atitude Pessoal e Percepção do Controle do Comportamento, além disso, os estudantes da rede privada de educação demonstram maior IE que os alunos da rede pública. Também se evidenciou a percepção dos alunos sobre a falta de suporte das Universidades em desenvolver nos alunos uma maior propensão ao empreendedorismo. Tal percepção é existente em ambos ambientes porém ponderada de uma forma maior nos alunos da rede pública. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Educação Empreendedora | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Comportamento Planejado | pt_BR |
dc.subject | Intenção Empreendedora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.title | Intenção empreendedora: um estudo com universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino em Governador Valadares (MG). | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License