https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
barbaragomesferreiraguimaraes.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Intenção empreendedora: um estudo com universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino em Governador Valadares (MG). |
Autor(es): | Guimarães, Bárbara Gomes Ferreira |
Orientador: | Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
Miembros Examinadores: | Paula Neto, Alcielis de |
Miembros Examinadores: | Passos Júnior, José Roberto |
Resumo: | O empreendedorismo se tornou um assunto de ampla discussão na literatura devido ao seu impacto significativo no desenvolvimento econômico e social de um país, e desta forma, um campo relevante para a pesquisa científica. Da mesma maneira, o ensino superior é reconhecido como um importante pilar do desenvolvimento econômico e social, além de possível ambiente adequado, para descobrir aspirações potenciais para a formação da intenção empreendedora (IE) de seus alunos. No âmbito universitário se distinguem as instituições em público e privado, e há uma percepção acerca de divergências nos modelos de educação empreendedora, de uma instituição para outra. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo testar e mensurar a intenção empreendedora dos discentes de graduação, avaliar os efeitos das variáveis que a compõem e verificar se os ambientes universitários (público e privado) diferem na influência da intenção empreendedora de seus estudantes. A metodologia utilizada neste estudo é do tipo descritiva quantitativa adotando um processo de amostragem não-probabilística, por conveniência, limitada pela possibilidade de acesso e pela disponibilidade dos estudantes em participar da pesquisa, e utiliza-se também de amostragem não probabilística do tipo “bola de neve”. Os dados foram auferidos por meio do Questionário de Intenção Empreendedora de Liñán e Chen (2009), e foram contemplados 106 respondentes. Para análise estatística utilizou-se de tabelas de cruzamento de dados, Correlação de Pearson e Regressão Linear múltipla. Os resultados apontam que as variáveis com maior relevância para explicar a Intenção Empreendedora são Atitude Pessoal e Percepção do Controle do Comportamento, além disso, os estudantes da rede privada de educação demonstram maior IE que os alunos da rede pública. Também se evidenciou a percepção dos alunos sobre a falta de suporte das Universidades em desenvolver nos alunos uma maior propensão ao empreendedorismo. Tal percepção é existente em ambos ambientes porém ponderada de uma forma maior nos alunos da rede pública. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Empreendedorismo Educação Empreendedora Teoria do Comportamento Planejado Intenção Empreendedora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566 |
Fecha de publicación : | 22-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Administração - Campus GV |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons