Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12473
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joseaniadalemarnetto.pdf4.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
joseaniadalemarnetto.pdf7.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Do conto à aldravipeia: uma proposta de ampliação do repertório literário através da produção de textos poéticos
Author: Adalemar Netto, Joseani
First Advisor: Botelho, Patrícia Pedrosa
Referee Member: Donadon-Leal, José Benedito
Referee Member: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Resumo: O presente projeto partiu da experiência adquirida com aldravias pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal Anita Soares Dulci, em Santos Dumont. Foi inserido no conteúdo de Língua Portuguesa o estudo desse gênero literário desde 2016, assim, não é desconhecida dos alunos a estrutura que marca a escrita de aldravias: uma estrofe de seis versos, constituídos por uma única palavra cada. Procura-se pensar a sistematização do estudo das aldravias, neste projeto, como um dos caminhos para a ampliação do repertório literário e linguístico dos alunos. A partir da escrita de aldravias, pretende-se dar a eles a oportunidade de um olhar mais apurado sobre as palavras e seu uso no universo literário. Sendo assim, para ampliar esse conhecimento já adquirido e como orientação de ensino relevante para esse público, apresenta-se a aldravipeia, poema composto por 20 aldravias, contendo uma palavra-chave que norteia toda a sua produção. Essa proposta está atenta às teorias sobre o letramento e a ampliação de repertório literário que levem à produção autônoma e criativa de aldravipeias. Antes da produção escrita desse gênero, propõe-se a leitura e a interpretação do conto investigativo, de Ágatha Christie, A aventura do pudim de Natal, como base para a ampliação do repertório literário dos alunos participantes desse projeto e como motivação para a escrita de aldravipeias. Também será apresentada aos alunos, com o intuito de refletirem sobre o léxico e a semântica, uma aldravipeia da autora Angela Cristina Fonseca, Olhares. Vale dizer ainda que este projeto ancora-se nos pressupostos teóricos da Sequência Básica e Expandida de Rildo Cosson, Letramento Literário – Teoria e prática. Outros autores como Tereza Colomer, Mikhail Bakhtin, Antônio Cândido, Neusa Salim Miranda, Antônio Nóvoa fazem parte do arcabouço teórico para a construção de uma metodologia voltada para a reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa no que tange à ampliação do repertório linguístico e literário dos alunos através da produção de textospoéticos.
Abstract: The project started with the experience acquired with aldraviasby the students of the 7th year of Elementary School II who are enrolled at Escola Municipal Anita Soares Dulci in Santos Dumont. The study of this literary genre has been included in the Portuguese language content since 2016, so the structure that marks the writing of aldraviasis not unknown: a stanza of six verses, consisting of a single word each. We try to think of the systematization of the study of aldravias, in this project, as one of the ways to expand the students' literary and linguistic repertoire. From the writing of aldravias, it is intended to give them the opportunity to have a more accurate look at words and their use in the literary universe. Thus, to expand this knowledge that has already been acquired and as a relevant teaching guide for this audience, the aldravipeia is presented, a poem composed of 20 aldravias, containing a keyword that guides all of its production. This proposal is attentive to theories about literacy and the expansion of literary repertoire that lead to autonomous and creative production of aldravipeias. Before the written production of this genre, it is suggested to read and make interpretations towards Agatha Christie’s A aventura do pudim de Natal as a basis for expanding the literary repertoire of the students participating in this project and as motivation for the writing of aldravias. It will also be presented to students in order to reflect on the lexicon and semantics analdravipeia by the author Angela Cristina Fonseca that is called Olhares. It is worth mentioning that this project is based on the theoretical assumptions of SequênciaBásica e Expandidade RildoCosson, LetramentoLiterário – Teoria e prática. Other authors such as Tereza Colomer, Mikhail Bakhtin, Antônio Cândido, Neusa Salim Miranda, Antônio Nóvoa are part of the theoretical framework for the construction of a methodology aimed at reflecting on the teaching of the Portuguese language in terms of expanding the linguistic and literary repertoire of students through the production of poetictexts.
Keywords: Aldravia
Aldravipeia
Letramento literário
Literary literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12473
Issue Date: 12-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons