Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12280
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lauratellesmedeiros.pdfPDF/A77.6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação sexual no ensino de Biologia e prevenção da gravidez na adolescência: ouvindo estudantes e falando para professores e professoras
Autor(es): Medeiros, Laura Telles
Primeiro Orientador: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Membro da banca: Pieri, Fabio Alessandro
Membro da banca: Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de mestrado insere-se nos estudos sobre a educação de adolescentes e jovens. Aborda a educação sexual no ensino de Biologia, considerando a pluralidade das formas de ser jovem e adolescente. Baseia-se em uma investigação que buscou analisar a maneira como estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola do município de Manhumirim - MG avaliam a contribuição do ensino de Biologia para a prevenção da gravidez na adolescência. As conclusões da pesquisa fundamentaram a elaboração de um ebook destinado a professores e professoras de Biologia. A escolha da temática justifica-se pela preocupação com o elevado número de casos de gravidez na adolescência, presente em documentos de órgãos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais. O referencial teórico adotado para fundamentar a discussão do tema apoia-se em estudos das áreas da sociologia da juventude, educação dialógica, sexualidade e gênero. A pesquisa foi de tipo qualitativo, e a coleta de dados por meio do Grupo Focal. Os dados coletados apontam para a necessidade de uma educação sexual desenvolvida de forma abrangente, pautada no diálogo e na construção positiva da sexualidade, que permita aos jovens, independente do gênero, fazer escolhas críticas e conscientes sobre seu futuro e o pleno desenvolvimento de sua sexualidade. O e-book, intitulado Educação sexual: possível? apresenta os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, as reflexões geradas a partir da análise de resultados e sugestões didáticas sobre educação sexual.
Abstract: The present master's dissertation is part of studies on the education of adolescents and young people. It approaches sex education in the teaching of Biology, considering the plurality of ways of being young and adolescent. It is based on an investigation that sought to analyze the way in the second year of high school students from a school in the municipality of Manhumirim - MG, evaluate the contribution of Biology teaching to the prevention of teenage pregnancy. The research findings supported the development of an e-book for Biology teachers and professors. The choice of the theme is justified by the concern with the high number of teenage pregnancy cases, present in documents from governmental and nongovernmental bodies, national and international. The theoretical framework adopted to support the discussion of the theme is supported by studies in the areas of youth sociology, dialogical education, sexuality and gender. The research was of a qualitative type, and data collection through the Focus Group. The data collected point to the need for comprehensive sexuality education, based on dialogue and the positive construction of sexuality, which allows young people, regardless of gender, to make critical and conscious choices about their future and the full development of their sexuality. The e-book, entitled Sex education: possible? presents the methodological paths taken during the research, the reflections generated from the analysis of results and didactic suggestions about sex education.
Palavras-chave: Sexualidade
Adolescência
Juventude
Ensino de Biologia
Educação sexual
Gravidez na adolescência
Sexuality
Adolescence
Youth
Biology teaching
Sex education
Teenage pregnancy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12280
Data do documento: 29-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons