Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12280
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauratellesmedeiros.pdfPDF/A77.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Educação sexual no ensino de Biologia e prevenção da gravidez na adolescência: ouvindo estudantes e falando para professores e professoras
Author: Medeiros, Laura Telles
First Advisor: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Referee Member: Pieri, Fabio Alessandro
Referee Member: Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de mestrado insere-se nos estudos sobre a educação de adolescentes e jovens. Aborda a educação sexual no ensino de Biologia, considerando a pluralidade das formas de ser jovem e adolescente. Baseia-se em uma investigação que buscou analisar a maneira como estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola do município de Manhumirim - MG avaliam a contribuição do ensino de Biologia para a prevenção da gravidez na adolescência. As conclusões da pesquisa fundamentaram a elaboração de um ebook destinado a professores e professoras de Biologia. A escolha da temática justifica-se pela preocupação com o elevado número de casos de gravidez na adolescência, presente em documentos de órgãos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais. O referencial teórico adotado para fundamentar a discussão do tema apoia-se em estudos das áreas da sociologia da juventude, educação dialógica, sexualidade e gênero. A pesquisa foi de tipo qualitativo, e a coleta de dados por meio do Grupo Focal. Os dados coletados apontam para a necessidade de uma educação sexual desenvolvida de forma abrangente, pautada no diálogo e na construção positiva da sexualidade, que permita aos jovens, independente do gênero, fazer escolhas críticas e conscientes sobre seu futuro e o pleno desenvolvimento de sua sexualidade. O e-book, intitulado Educação sexual: possível? apresenta os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, as reflexões geradas a partir da análise de resultados e sugestões didáticas sobre educação sexual.
Abstract: The present master's dissertation is part of studies on the education of adolescents and young people. It approaches sex education in the teaching of Biology, considering the plurality of ways of being young and adolescent. It is based on an investigation that sought to analyze the way in the second year of high school students from a school in the municipality of Manhumirim - MG, evaluate the contribution of Biology teaching to the prevention of teenage pregnancy. The research findings supported the development of an e-book for Biology teachers and professors. The choice of the theme is justified by the concern with the high number of teenage pregnancy cases, present in documents from governmental and nongovernmental bodies, national and international. The theoretical framework adopted to support the discussion of the theme is supported by studies in the areas of youth sociology, dialogical education, sexuality and gender. The research was of a qualitative type, and data collection through the Focus Group. The data collected point to the need for comprehensive sexuality education, based on dialogue and the positive construction of sexuality, which allows young people, regardless of gender, to make critical and conscious choices about their future and the full development of their sexuality. The e-book, entitled Sex education: possible? presents the methodological paths taken during the research, the reflections generated from the analysis of results and didactic suggestions about sex education.
Keywords: Sexualidade
Adolescência
Juventude
Ensino de Biologia
Educação sexual
Gravidez na adolescência
Sexuality
Adolescence
Youth
Biology teaching
Sex education
Teenage pregnancy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12280
Issue Date: 29-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons