Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12280
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauratellesmedeiros.pdfPDF/A77.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.contributor.referee1Pieri, Fabio Alessandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1622593528670181pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2703384157059932pt_BR
dc.creatorMedeiros, Laura Telles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3607328304609407pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T14:09:05Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-01-26T14:09:05Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12280-
dc.description.abstractThe present master's dissertation is part of studies on the education of adolescents and young people. It approaches sex education in the teaching of Biology, considering the plurality of ways of being young and adolescent. It is based on an investigation that sought to analyze the way in the second year of high school students from a school in the municipality of Manhumirim - MG, evaluate the contribution of Biology teaching to the prevention of teenage pregnancy. The research findings supported the development of an e-book for Biology teachers and professors. The choice of the theme is justified by the concern with the high number of teenage pregnancy cases, present in documents from governmental and nongovernmental bodies, national and international. The theoretical framework adopted to support the discussion of the theme is supported by studies in the areas of youth sociology, dialogical education, sexuality and gender. The research was of a qualitative type, and data collection through the Focus Group. The data collected point to the need for comprehensive sexuality education, based on dialogue and the positive construction of sexuality, which allows young people, regardless of gender, to make critical and conscious choices about their future and the full development of their sexuality. The e-book, entitled Sex education: possible? presents the methodological paths taken during the research, the reflections generated from the analysis of results and didactic suggestions about sex education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de mestrado insere-se nos estudos sobre a educação de adolescentes e jovens. Aborda a educação sexual no ensino de Biologia, considerando a pluralidade das formas de ser jovem e adolescente. Baseia-se em uma investigação que buscou analisar a maneira como estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola do município de Manhumirim - MG avaliam a contribuição do ensino de Biologia para a prevenção da gravidez na adolescência. As conclusões da pesquisa fundamentaram a elaboração de um ebook destinado a professores e professoras de Biologia. A escolha da temática justifica-se pela preocupação com o elevado número de casos de gravidez na adolescência, presente em documentos de órgãos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais. O referencial teórico adotado para fundamentar a discussão do tema apoia-se em estudos das áreas da sociologia da juventude, educação dialógica, sexualidade e gênero. A pesquisa foi de tipo qualitativo, e a coleta de dados por meio do Grupo Focal. Os dados coletados apontam para a necessidade de uma educação sexual desenvolvida de forma abrangente, pautada no diálogo e na construção positiva da sexualidade, que permita aos jovens, independente do gênero, fazer escolhas críticas e conscientes sobre seu futuro e o pleno desenvolvimento de sua sexualidade. O e-book, intitulado Educação sexual: possível? apresenta os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, as reflexões geradas a partir da análise de resultados e sugestões didáticas sobre educação sexual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectSex educationpt_BR
dc.subjectTeenage pregnancypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.titleEducação sexual no ensino de Biologia e prevenção da gravidez na adolescência: ouvindo estudantes e falando para professores e professoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons