https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12211
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ranieleevelingderesende.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Formação Docente |
Título: | O que podem as Línguas Estrangeiras na Escola? Uma narrativa autoetnográfica sobre o ensino de Línguas Estrangeiras no Colégio de Aplicação João XXIII |
Autor(es): | Rezende, Raniele Eveling de |
Primeiro Orientador: | Procópio, Renata Bittencourt |
Co-orientador: | Lima, Isabela Ferreira |
Co-orientador: | Silveira, Raquel da |
Membro da banca: | Lawall, Raquel Fellet |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo narrar as experiências, percepções e aprendizagens por mim vivenciadas ao longo do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante a narrativa pretendo expor como minhas vivências se relacionam ao Ensino das três Línguas Estrangeiras ofertadas pelo Colégio de Aplicação João XXIII (CAp. João XXIII), onde a residência ocorre. Aqui descrevo e analiso como é possível, através das línguas estrangeiras, desenvolver e obter uma educação de qualidade em uma escola de educação básica. A proposta teórico-metodológica apresentada tem como base a autoetnografia (Ellis e Adams, 2014), para que através dela possa integrar, durante todo o trabalho, minha voz, o impacto das três línguas na escola e a aprendizagem dos alunos. |
Abstract: | The present work aims at narrating the experiences, perceptions and learning process that I had throughout the Teaching Residency Program of the Federal University of Juiz de Fora. During the present narrative I intend to expound how my experiences are related to the teaching process of the three foreign languages offered by João XXIII School, where the residency takes place. Here, I describe and analyze how it is possible, through the foreign languages, to develop and acquire quality education in a high-school. The theoretical-methodological proposal presented is based on the autoethnography (Ellis e Adams, 2014) so as to integrate, throughout the work, my voice, the impact of the three languages in the school and the students‟ learning process. |
Palavras-chave: | Ensino de Línguas Estrangeiras Residência Docente Autoetnografia Foreing Language Teaching Teaching Residency Program Autoethnography Enseñanza de Lenguas Extranjeras Residencia Docente Autoetnografía. Enseignement de Langues Étrangères Résidence d'Enseignement Autoétnographie |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12211 |
Data do documento: | 3-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons