Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12211
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ranieleevelingderesende.pdf1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Formação Docente
Título : O que podem as Línguas Estrangeiras na Escola? Uma narrativa autoetnográfica sobre o ensino de Línguas Estrangeiras no Colégio de Aplicação João XXIII
Autor(es): Rezende, Raniele Eveling de
Orientador: Procópio, Renata Bittencourt
Co-orientador: Lima, Isabela Ferreira
Co-orientador: Silveira, Raquel da
Miembros Examinadores: Lawall, Raquel Fellet
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo narrar as experiências, percepções e aprendizagens por mim vivenciadas ao longo do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Durante a narrativa pretendo expor como minhas vivências se relacionam ao Ensino das três Línguas Estrangeiras ofertadas pelo Colégio de Aplicação João XXIII (CAp. João XXIII), onde a residência ocorre. Aqui descrevo e analiso como é possível, através das línguas estrangeiras, desenvolver e obter uma educação de qualidade em uma escola de educação básica. A proposta teórico-metodológica apresentada tem como base a autoetnografia (Ellis e Adams, 2014), para que através dela possa integrar, durante todo o trabalho, minha voz, o impacto das três línguas na escola e a aprendizagem dos alunos.
Resumen : The present work aims at narrating the experiences, perceptions and learning process that I had throughout the Teaching Residency Program of the Federal University of Juiz de Fora. During the present narrative I intend to expound how my experiences are related to the teaching process of the three foreign languages offered by João XXIII School, where the residency takes place. Here, I describe and analyze how it is possible, through the foreign languages, to develop and acquire quality education in a high-school. The theoretical-methodological proposal presented is based on the autoethnography (Ellis e Adams, 2014) so as to integrate, throughout the work, my voice, the impact of the three languages in the school and the students‟ learning process.
Palabras clave : Ensino de Línguas Estrangeiras
Residência Docente
Autoetnografia
Foreing Language Teaching
Teaching Residency Program
Autoethnography
Enseñanza de Lenguas Extranjeras
Residencia Docente
Autoetnografía.
Enseignement de Langues Étrangères
Résidence d'Enseignement
Autoétnographie
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12211
Fecha de publicación : 3-sep-2020
Aparece en las colecciones: TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons