Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunacarolinademelosouza.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: O diário de leitura e a formação do leitor literário
Autor(es): Souza, Bruna Carolina de Melo
Primeiro Orientador: Lima, Carmen Rita Guimarães Marques
Second Advisor: Nogueira, Elza de Sá
Membro da banca: Magalhães, Tânia Guedes
Resumo: O presente trabalho se insere no âmbito do programa de Residência Docente da Universidade de Juiz de Fora e tem por objetivo analisar contribuição da utilização do diário de leitura para a formação do leitor literário durante o percurso de um ano letivo. Para fins de análise, selecionamos dois diários de leitura de dois alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II. A investigação tem por embasamento metodológico a pesquisaação (THIOLLENT,2011) e nos concentramos, principalmente, nos estudos de Paulino e Cosson (2007), Cosson (2009) e Colomer (2007) no que diz respeito ao ensino de literaturae nos trabalhos de Machado (1998/2005) e Buzzo (2003/2010) acerca da utilização do diário de leitura no ensino. Verificamos que a produção do diário de leitura mostrou-se significativa para a formação do leitor literário e oferece grandes possibilidades para o ensino de literatura. A potencialidade do gênero envolve a possibilidade da expressão da subjetividade do aluno, a qual constitui um caminho para uma leitura mais crítica e reflexiva dos textos literários. Os resultados apresentados corroboram as teorias que defendem práticas que estimulam, em uma perspectiva interacional e dialógica de leitura, uma postura ativa dos alunos frente ao texto.
Abstract: The present work is part of the Teaching Residency program of the University of Juiz de Fora and aims to analyze the contribution of the use of the reading diary to the formation of the literary reader during the course of an academic year. For analysis purposes, we selected two reading diaries of two students from the 6th year of elementary school II. The investigation is based on methodological reserach-action (THIOLLENT, 2011) and we mainly focus on the studies of Paulino and Cosson (2007), Cosson (2009) and Colomer (2007) with regard to teaching literature and works by Machado (1998/2005) and Buzzo (2003/2010) about the daily use of reading in teaching. We found that the production of the reading diary proved to be significant for the formation of the literary reader and offers great possibilities for teaching literature. The potential of gender involves the possibility of expressing the student's subjectivity, which constitutes a path to a more critical and reflective reading of literary texts. The results presented corroborate the theories that defend practices that stimulate, in an interactional and dialogical perspective of reading, an active posture of students towards the text.
Palavras-chave: Letramento Literário
Diário de leitura
Práticas de leitura literária
Literacy
Reading diary
Literary reading practices
CNPq: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207
Data do documento: 4-Set-2020
Aparece nas coleções:TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons