https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
brunacarolinademelosouza.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Formação Docente |
Title: | O diário de leitura e a formação do leitor literário |
Author: | Souza, Bruna Carolina de Melo |
First Advisor: | Lima, Carmen Rita Guimarães Marques |
Second Advisor: | Nogueira, Elza de Sá |
Referee Member: | Magalhães, Tânia Guedes |
Resumo: | O presente trabalho se insere no âmbito do programa de Residência Docente da Universidade de Juiz de Fora e tem por objetivo analisar contribuição da utilização do diário de leitura para a formação do leitor literário durante o percurso de um ano letivo. Para fins de análise, selecionamos dois diários de leitura de dois alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II. A investigação tem por embasamento metodológico a pesquisaação (THIOLLENT,2011) e nos concentramos, principalmente, nos estudos de Paulino e Cosson (2007), Cosson (2009) e Colomer (2007) no que diz respeito ao ensino de literaturae nos trabalhos de Machado (1998/2005) e Buzzo (2003/2010) acerca da utilização do diário de leitura no ensino. Verificamos que a produção do diário de leitura mostrou-se significativa para a formação do leitor literário e oferece grandes possibilidades para o ensino de literatura. A potencialidade do gênero envolve a possibilidade da expressão da subjetividade do aluno, a qual constitui um caminho para uma leitura mais crítica e reflexiva dos textos literários. Os resultados apresentados corroboram as teorias que defendem práticas que estimulam, em uma perspectiva interacional e dialógica de leitura, uma postura ativa dos alunos frente ao texto. |
Abstract: | The present work is part of the Teaching Residency program of the University of Juiz de Fora and aims to analyze the contribution of the use of the reading diary to the formation of the literary reader during the course of an academic year. For analysis purposes, we selected two reading diaries of two students from the 6th year of elementary school II. The investigation is based on methodological reserach-action (THIOLLENT, 2011) and we mainly focus on the studies of Paulino and Cosson (2007), Cosson (2009) and Colomer (2007) with regard to teaching literature and works by Machado (1998/2005) and Buzzo (2003/2010) about the daily use of reading in teaching. We found that the production of the reading diary proved to be significant for the formation of the literary reader and offers great possibilities for teaching literature. The potential of gender involves the possibility of expressing the student's subjectivity, which constitutes a path to a more critical and reflective reading of literary texts. The results presented corroborate the theories that defend practices that stimulate, in an interactional and dialogical perspective of reading, an active posture of students towards the text. |
Keywords: | Letramento Literário Diário de leitura Práticas de leitura literária Literacy Reading diary Literary reading practices |
CNPq: | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207 |
Issue Date: | 4-Sep-2020 |
Appears in Collections: | TFD (Trabalho de Formação Docente) |
This item is licensed under a Creative Commons License