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dc.contributor.advisor1Lima, Carmen Rita Guimarães Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6042554693682176pt_BR
dc.contributor.advisor2Nogueira, Elza de Sá-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608248371335528pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.creatorSouza, Bruna Carolina de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097818749544625pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-12T22:32:50Z-
dc.date.available2020-11-27-
dc.date.available2021-01-12T22:32:50Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207-
dc.description.abstractThe present work is part of the Teaching Residency program of the University of Juiz de Fora and aims to analyze the contribution of the use of the reading diary to the formation of the literary reader during the course of an academic year. For analysis purposes, we selected two reading diaries of two students from the 6th year of elementary school II. The investigation is based on methodological reserach-action (THIOLLENT, 2011) and we mainly focus on the studies of Paulino and Cosson (2007), Cosson (2009) and Colomer (2007) with regard to teaching literature and works by Machado (1998/2005) and Buzzo (2003/2010) about the daily use of reading in teaching. We found that the production of the reading diary proved to be significant for the formation of the literary reader and offers great possibilities for teaching literature. The potential of gender involves the possibility of expressing the student's subjectivity, which constitutes a path to a more critical and reflective reading of literary texts. The results presented corroborate the theories that defend practices that stimulate, in an interactional and dialogical perspective of reading, an active posture of students towards the text.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se insere no âmbito do programa de Residência Docente da Universidade de Juiz de Fora e tem por objetivo analisar contribuição da utilização do diário de leitura para a formação do leitor literário durante o percurso de um ano letivo. Para fins de análise, selecionamos dois diários de leitura de dois alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II. A investigação tem por embasamento metodológico a pesquisaação (THIOLLENT,2011) e nos concentramos, principalmente, nos estudos de Paulino e Cosson (2007), Cosson (2009) e Colomer (2007) no que diz respeito ao ensino de literaturae nos trabalhos de Machado (1998/2005) e Buzzo (2003/2010) acerca da utilização do diário de leitura no ensino. Verificamos que a produção do diário de leitura mostrou-se significativa para a formação do leitor literário e oferece grandes possibilidades para o ensino de literatura. A potencialidade do gênero envolve a possibilidade da expressão da subjetividade do aluno, a qual constitui um caminho para uma leitura mais crítica e reflexiva dos textos literários. Os resultados apresentados corroboram as teorias que defendem práticas que estimulam, em uma perspectiva interacional e dialógica de leitura, uma postura ativa dos alunos frente ao texto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subjectDiário de leiturapt_BR
dc.subjectPráticas de leitura literáriapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReading diarypt_BR
dc.subjectLiterary reading practicespt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.titleO diário de leitura e a formação do leitor literáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
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