https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11931
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabellabasíliojosaphá.pdf | PDF/A | 22.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A lógica e o desenvolvimento do raciocínio |
Autor(es): | Josaphá, Isabella Basílio |
Orientador: | Toon, Eduard |
Miembros Examinadores: | Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis |
Miembros Examinadores: | Santos, Marli Regina dos |
Resumo: | O presente trabalho destaca o papel e a relevância do raciocínio lógico e do pensamento crítico em situações cotidianas, ressaltando a importância de serem abordados na Educação Básica, em especial no Ensino Médio, por meio de ações e metodologias que valorizem o desafio e a análise de situações problema investigativas. Para que o aluno tenha um conhecimento prévio e seja capaz de compreender tais discussões em torno da lógica, é apresentado a teoria de lógica proposicional, em linguagem adequada para alunos de Ensino Médio, com o auxílio de exemplos e situações que podem auxiliar na contextualização dos casos apresentados. Este trabalho visa contribuir com o ensino e aprendizagem do tema, trazendo desafios matemáticos que requerem a lógica proposicional e/ou a lógica argumentativa para serem desvendados. Tal proposta pretende contribuir com o trabalho docente, apresentando problemas contextualizados e suas soluções comentadas, de forma que o professor possa utilizá¬la, total ou parcialmente, como motivadora para o ensino aprendizagem da lógica em sala de aula. Em meio ao fluxo de informações que, na atualidade, circulam nos diversos meios em que interagimos, o raciocínio lógico e habilidades de análise e argumentação têm se mostrado importantes para o discernimento e tomada de decisão quanto ao que nos chega. Estamos imersos em um momento no qual as fake news vêm ganhando espaço e se fortalecendo. Portanto, analisar uma frase ou discurso crítica e logicamente, discernindo sobre as informações apresentadas, se mostra relevante não apenas em termos do conhecimento pedagógico do tema, mas também como forma de contribuir para a não manutenção de informações falaciosas. |
Resumen : | This paper highlights the role and relevance of logical reasoning and critical thinking in everyday situations, emphasizing the importance of it being addressed in Basic Education, especially in High School, through actions and methodologies that value challenge and analysis of investigative problem situations. In order for the student to have prior knowledge and be able to understand such discussions around logic, the propositional logic theory is presented, in suitable language for high school students, with help from examples and situations that can help in placing presented cases in context. This work aims to contribute for teaching and learning of the theme, bringing mathematical challenges that require propositional logic and/or argumentative logic to be unveiled. This proposal intends to contribute to the teaching work, presenting contextualized problems and their commented solutions, so that the teacher can use it, totally or partially, as a motivator for teaching logic learning in classroom. Amid the flow of information that currently circulates in the various media channels in which we interact, logical reasoning and analysis and argumentation skills have been shown to be important for discerning and decision making as to what comes to us. We are immersed in a moment in which fake news has been gaining space and becoming stronger. Therefore, analyzing a sentence or speech critically and logically, and discerning about the presented information is relevant not only in terms of pedagogical knowledge in this topic, but also as a way of contributing for non¬maintenance of fallacious information. |
Palabras clave : | Desafio Fake news Lógica argumentativa e proposicional Raciocínio Challenge Fake news Argumentative and propositional logic Reasoning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11931 |
Fecha de publicación : | 14-jul-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons