Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11931
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
isabellabasíliojosaphá.pdfPDF/A22.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Toon, Eduard-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171484988159554pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2841285378282965pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Marli Regina dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4949706407817842pt_BR
dc.creatorJosaphá, Isabella Basílio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0997769783916621pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-26T15:36:22Z-
dc.date.available2020-11-24-
dc.date.available2020-11-26T15:36:22Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11931-
dc.description.abstractThis paper highlights the role and relevance of logical reasoning and critical thinking in everyday situations, emphasizing the importance of it being addressed in Basic Education, especially in High School, through actions and methodologies that value challenge and analysis of investigative problem situations. In order for the student to have prior knowledge and be able to understand such discussions around logic, the propositional logic theory is presented, in suitable language for high school students, with help from examples and situations that can help in placing presented cases in context. This work aims to contribute for teaching and learning of the theme, bringing mathematical challenges that require propositional logic and/or argumentative logic to be unveiled. This proposal intends to contribute to the teaching work, presenting contextualized problems and their commented solutions, so that the teacher can use it, totally or partially, as a motivator for teaching logic learning in classroom. Amid the flow of information that currently circulates in the various media channels in which we interact, logical reasoning and analysis and argumentation skills have been shown to be important for discerning and decision making as to what comes to us. We are immersed in a moment in which fake news has been gaining space and becoming stronger. Therefore, analyzing a sentence or speech critically and logically, and discerning about the presented information is relevant not only in terms of pedagogical knowledge in this topic, but also as a way of contributing for non¬maintenance of fallacious information.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho destaca o papel e a relevância do raciocínio lógico e do pensamento crítico em situações cotidianas, ressaltando a importância de serem abordados na Educação Básica, em especial no Ensino Médio, por meio de ações e metodologias que valorizem o desafio e a análise de situações problema investigativas. Para que o aluno tenha um conhecimento prévio e seja capaz de compreender tais discussões em torno da lógica, é apresentado a teoria de lógica proposicional, em linguagem adequada para alunos de Ensino Médio, com o auxílio de exemplos e situações que podem auxiliar na contextualização dos casos apresentados. Este trabalho visa contribuir com o ensino e aprendizagem do tema, trazendo desafios matemáticos que requerem a lógica proposicional e/ou a lógica argumentativa para serem desvendados. Tal proposta pretende contribuir com o trabalho docente, apresentando problemas contextualizados e suas soluções comentadas, de forma que o professor possa utilizá¬la, total ou parcialmente, como motivadora para o ensino aprendizagem da lógica em sala de aula. Em meio ao fluxo de informações que, na atualidade, circulam nos diversos meios em que interagimos, o raciocínio lógico e habilidades de análise e argumentação têm se mostrado importantes para o discernimento e tomada de decisão quanto ao que nos chega. Estamos imersos em um momento no qual as fake news vêm ganhando espaço e se fortalecendo. Portanto, analisar uma frase ou discurso crítica e logicamente, discernindo sobre as informações apresentadas, se mostra relevante não apenas em termos do conhecimento pedagógico do tema, mas também como forma de contribuir para a não manutenção de informações falaciosas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectLógica argumentativa e proposicionalpt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectChallengept_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectArgumentative and propositional logicpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA lógica e o desenvolvimento do raciocíniopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons