Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11824
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helgacarvalhobaptistadealmeida.pdfPDF/A178.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
helgacarvalhobaptistadealmeida.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Ampliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadas
Author: Almeida, Helga Carvalho Baptista de
First Advisor: Gonçalves, José Carlos
Referee Member: Teixeira, Luciana
Referee Member: Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
Resumo: O trabalho constitui-se em um estudo de caso de natureza interventiva, propondo-se a desenvolver uma sequência didática de intervenção que estimule a leitura e colabore, especialmente, para a ampliação do repertório literário dos alunos. Os sujeitos da pesquisa são a professora pesquisadora e os 24 alunos de uma turma de sexto ano, do Ensino Fundamental, séries finais, de uma escola municipal de Paraíba do Sul – RJ. A fundamentação teórica baseia-se em autores como, Soares (2017), Maria (2008), Colomer (2007), Candido (2004), Antunes (2012) entre outros, que abordam o processo de alfabetização e letramento, a leitura e o léxico e o ensino da Literatura. A pesquisa fundamenta-se também em Koch e Elias (2017), Marcuschi (2002), Bettelheim (2017), entre outros que abordam, de forma detalhada, o ensino da Literatura, objetivando a ampliação do repertório literário do aluno, além de apresentarem os diversos gêneros textuais e enfatizarem a importância do ensino dos contos de fadas em sala de aula. A proposta inicial desta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma etapa diagnóstica que apresentou um questionário aplicado na série em questão, que tratou sobre leitura e escrita em sala de aula e no dia a dia dos discentes. Para diagnóstico inicial, foi aplicado questionário e efetuada produção inicial de textos, realizou-se análise dos dados e foram elaborados gráficos para apresentar os resultados que definiram o tema específico da pesquisa: a necessidade de ampliação do conhecimento literário dos alunos através da leitura e produção de conto de fadas. Na etapa final da pesquisa, elaborou-se ação interventiva que foi desenvolvida a fim de apresentar a relação entre a prática da leitura e a ampliação do conhecimento do repertório literário dos alunos. Para alcançar os objetivos traçados, foram trabalhados, na etapa interventiva, os seguintes contos de fadas: As Três Penas (Grimm), Branca de Neve e os sete anões (Grimm), O Barba Azul (Perrault), De um certo tom azulado (Colasanti), A Madrasta (Lobato, 2019), A Princesa e a Ervilha (Andersen), As Fadas (Perrault), As três fiandeiras (Grimm) e Pele de Asno (Perrault), e o filme Branca de Neve e o Caçador (Rupert Sanders, 2012), conforme atividades descritas na proposta interventiva.
Abstract: The work is an interventional study of case, proposing to develop a didactic sequence of intervention that stimulates reading and collaborates, especially, for the expansion of the students' literary repertoire. The research subjects are the teacher and the 24 students of a sixth grade class of elementary school, final grades, of a municipal school of Paraíba do Sul - RJ. The theoretical foundation is based on authors such as, Soares (2017), Maria (2008), Colomer (2007), Candido (2004), Antunes (2012) among others, who address the process of literacy, reading and lexicon and teaching literature. The research is also based on Koch and Elias (2017), Marcuschi (2002), Bettelheim (2017), among others that approach in detail, the teaching of Literature, aiming at expanding the student's literary repertoire, in addition to presenting the various textual genres and emphasizing the importance of teaching fairy tales in the classroom. The initial proposal of this research was developed through a diagnostic stage that presented a questionnaire applied in the series in question, which dealt with reading and writing in the classroom and in the daily life of students. For initial diagnosis, a questionnaire was applied and initial production of texts was performed, analysis was performed and graphs were elaborated to present the results which defined the specific theme of the research: the need to expand the student‘s literary knowledge through the reading and production of fairy tales. In the final stage of the research, an interventional action was elaborated that was developed in order to present the relationship between the practice of reading and the expansion of knowledge of the students' literary repertoire. To achieve the objectives outlined, were worked, in the intervening stage, the following fairy tales: The Three Feathers (Grimm), Snow White and the seven dwarves (Grimm), The Bluebeard (Perrault), Of a certain bluish tone (Colasanti), The Stepmother (Lobato, 2019), The Princess and the Pea (Andersen), The Fairies (Perrault), The Three Spinners (Grimm) and Donkey Skin (Perrault), and the film Snow White and the Hunter (Rupert Sanders , 2012), according to the activities described in the intervention proposal.
Keywords: Letramento literário
Gênero textual
Repertório literário
Leitura
Contos de fadas
Literary literacy
Textual genre
Literary repertoire
Reading
Fairy tales
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11824
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons