Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11824
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
helgacarvalhobaptistadealmeida.pdfPDF/A178.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
helgacarvalhobaptistadealmeida.pdf4.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8527008509444330pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714127200206716pt_BR
dc.creatorAlmeida, Helga Carvalho Baptista de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9636392891893321pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T16:40:00Z-
dc.date.available2020-11-05-
dc.date.available2020-11-05T16:40:00Z-
dc.date.issued2020-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11824-
dc.description.abstractThe work is an interventional study of case, proposing to develop a didactic sequence of intervention that stimulates reading and collaborates, especially, for the expansion of the students' literary repertoire. The research subjects are the teacher and the 24 students of a sixth grade class of elementary school, final grades, of a municipal school of Paraíba do Sul - RJ. The theoretical foundation is based on authors such as, Soares (2017), Maria (2008), Colomer (2007), Candido (2004), Antunes (2012) among others, who address the process of literacy, reading and lexicon and teaching literature. The research is also based on Koch and Elias (2017), Marcuschi (2002), Bettelheim (2017), among others that approach in detail, the teaching of Literature, aiming at expanding the student's literary repertoire, in addition to presenting the various textual genres and emphasizing the importance of teaching fairy tales in the classroom. The initial proposal of this research was developed through a diagnostic stage that presented a questionnaire applied in the series in question, which dealt with reading and writing in the classroom and in the daily life of students. For initial diagnosis, a questionnaire was applied and initial production of texts was performed, analysis was performed and graphs were elaborated to present the results which defined the specific theme of the research: the need to expand the student‘s literary knowledge through the reading and production of fairy tales. In the final stage of the research, an interventional action was elaborated that was developed in order to present the relationship between the practice of reading and the expansion of knowledge of the students' literary repertoire. To achieve the objectives outlined, were worked, in the intervening stage, the following fairy tales: The Three Feathers (Grimm), Snow White and the seven dwarves (Grimm), The Bluebeard (Perrault), Of a certain bluish tone (Colasanti), The Stepmother (Lobato, 2019), The Princess and the Pea (Andersen), The Fairies (Perrault), The Three Spinners (Grimm) and Donkey Skin (Perrault), and the film Snow White and the Hunter (Rupert Sanders , 2012), according to the activities described in the intervention proposal.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho constitui-se em um estudo de caso de natureza interventiva, propondo-se a desenvolver uma sequência didática de intervenção que estimule a leitura e colabore, especialmente, para a ampliação do repertório literário dos alunos. Os sujeitos da pesquisa são a professora pesquisadora e os 24 alunos de uma turma de sexto ano, do Ensino Fundamental, séries finais, de uma escola municipal de Paraíba do Sul – RJ. A fundamentação teórica baseia-se em autores como, Soares (2017), Maria (2008), Colomer (2007), Candido (2004), Antunes (2012) entre outros, que abordam o processo de alfabetização e letramento, a leitura e o léxico e o ensino da Literatura. A pesquisa fundamenta-se também em Koch e Elias (2017), Marcuschi (2002), Bettelheim (2017), entre outros que abordam, de forma detalhada, o ensino da Literatura, objetivando a ampliação do repertório literário do aluno, além de apresentarem os diversos gêneros textuais e enfatizarem a importância do ensino dos contos de fadas em sala de aula. A proposta inicial desta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma etapa diagnóstica que apresentou um questionário aplicado na série em questão, que tratou sobre leitura e escrita em sala de aula e no dia a dia dos discentes. Para diagnóstico inicial, foi aplicado questionário e efetuada produção inicial de textos, realizou-se análise dos dados e foram elaborados gráficos para apresentar os resultados que definiram o tema específico da pesquisa: a necessidade de ampliação do conhecimento literário dos alunos através da leitura e produção de conto de fadas. Na etapa final da pesquisa, elaborou-se ação interventiva que foi desenvolvida a fim de apresentar a relação entre a prática da leitura e a ampliação do conhecimento do repertório literário dos alunos. Para alcançar os objetivos traçados, foram trabalhados, na etapa interventiva, os seguintes contos de fadas: As Três Penas (Grimm), Branca de Neve e os sete anões (Grimm), O Barba Azul (Perrault), De um certo tom azulado (Colasanti), A Madrasta (Lobato, 2019), A Princesa e a Ervilha (Andersen), As Fadas (Perrault), As três fiandeiras (Grimm) e Pele de Asno (Perrault), e o filme Branca de Neve e o Caçador (Rupert Sanders, 2012), conforme atividades descritas na proposta interventiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectRepertório literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectLiterary repertoirept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectFairy talespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAmpliação do repertório literário através da leitura e produção de conto de fadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons