Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11811
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucianadossantossilva.pdfPDF1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
lucianadossantossilva.pdf11.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Uma introdução ao cânone: ampliação de repertório e letramento literário através de O Cortiço de Aluísio Azevedo e uma adaptação em HQ de Ronaldo Antonelli
Autor(es): Silva, Luciana dos Santos
Orientador: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Co-orientador: Botelho, Patrícia Pedrosa
Miembros Examinadores: Nogueira, Elza de Sá
Miembros Examinadores: Oliveira, Natalino da Silva de
Resumo: Essa dissertação, que se assenta no ensino de Literatura, foi desenvolvida com o intuito de promover a ampliação de repertório, um conjunto de leis e elementos que regem a produção de textos conforme afirma Zoar (1974), em uma turma do 9º ano do segundo segmento do Ensino Fundamental, a partir da leitura simultânea de alguns capítulos da obra canônica O cortiço, de Aluísio de Azevedo, e uma adaptação em HQ de Ronaldo Antonelli. A escolha por esses romances deve-se ao fato de essas obras analisarem as questões sociais que afetam direta ou indiretamente os indivíduos que formam uma sociedade, não sendo, pois, usuais em sala de aula. Esses livros apresentam temas polêmicos e geram opiniões controversas, propiciando leituras diferentes para o mesmo texto. E, muitas vezes, os docentes preferem evitar esses embates. Assim, propusemos a leitura de O cortiço de Aluísio de Azevedo e a adaptação em HQ de Ronaldo Antonelli, para que um diálogo se estabeleça e a inserção de um clássico de temática social possa ser inserido no segundo segmento do ensino fundamental. Embasamonos nos pressupostos teóricos sobre letramento literário (COSSON, 2012), (PAULINO; COSSON, 2009), repertório (ISER, 1999; ZOAR, 2013), polissistema literário (ZOAR, 2013), comunidade de leitores (COSSON, 2014; COLOMER, 2007), cânone literário (ZOAR, 2013; PAULINO, 2004) e conceitos do universo da linguagem das HQs, sobretudo enquadramento, sequencialidade (MACLOUD, 1993) e adaptação (HUTCHEON, 2013). Vale salientar que essa pesquisa se faz importante por fazer com que os alunos tenham proximidade com obras de cunho social, a não familiaridade com esse tipo de romance termina por provocar um estranhamento e uma certa recusa dos estudantes quando adentram no ensino médio, especificamente no contexto a que essa pesquisa está inserida
Resumen : This dissertation, which is based on the teaching of Literature, was developed with the aim of promoting the expansion of repertoire, a set of laws and elements that govern the production of texts as stated by Zoar (1974), in a class of the 9th year of the second elementary school segment, from the simultaneous reading of some chapters of the canonical work O cortiço, by Aluísio de Azevedo, and a comic adaptation by Ronaldo Antonelli. The choice for these novels is due to the fact that these works analyze the social issues that directly or indirectly affect the individuals who form a society, and are therefore not usual in the classroom. These books present controversial themes and generate controversial opinions, providing different readings for the same text. It is important to say that teachers, in general, avoid these themes. Thus, we proposed reading O cortiço by Aluísio de Azevedo and adapting Ronaldo Antonelli’s graphic novel, so that a dialogue can take place and the insertion of a classic with a social theme can be inserted in the second segment of elementary school. This work is based on the theoretical assumptions about literary literacy (COSSON, 2012), (PAULINO; COSSON, 2009), repertoire (ISER, 1999; ZOAR, 2013), literary polysystem (ZOAR, 2013), community of readers (COSSON, 2014; COLOMER, 2007), literary canon (ZOAR, 2013; PAULINO, 2004) and concepts from the comic book language universe, especially framing, sequentiality (MACLOUD, 1993) and adaptation (HUTCHEON, 2013). It is worth mentioning that this research is important for making students have proximity to works of a social nature, the unfamiliarity with this type of novel ends up causing a strangeness and a certain refusal of students when they enter high school, specifically in the context to which this research is inserted.
Palabras clave : Letramento literário
Cânone
Romance social
Adaptação
Quadrinhos
Literary literacy
Canon
Social romance
Adaptation
Comics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11811
Fecha de publicación : 9-jul-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons