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dc.contributor.advisor1Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223817916615539pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Botelho, Patrícia Pedrosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6485393516879024pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Elza de Sá-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608248371335528pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Natalino da Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8958870038386049pt_BR
dc.creatorSilva, Luciana dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-04T20:34:37Z-
dc.date.available2020-10-08-
dc.date.available2020-11-04T20:34:37Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11811-
dc.description.abstractThis dissertation, which is based on the teaching of Literature, was developed with the aim of promoting the expansion of repertoire, a set of laws and elements that govern the production of texts as stated by Zoar (1974), in a class of the 9th year of the second elementary school segment, from the simultaneous reading of some chapters of the canonical work O cortiço, by Aluísio de Azevedo, and a comic adaptation by Ronaldo Antonelli. The choice for these novels is due to the fact that these works analyze the social issues that directly or indirectly affect the individuals who form a society, and are therefore not usual in the classroom. These books present controversial themes and generate controversial opinions, providing different readings for the same text. It is important to say that teachers, in general, avoid these themes. Thus, we proposed reading O cortiço by Aluísio de Azevedo and adapting Ronaldo Antonelli’s graphic novel, so that a dialogue can take place and the insertion of a classic with a social theme can be inserted in the second segment of elementary school. This work is based on the theoretical assumptions about literary literacy (COSSON, 2012), (PAULINO; COSSON, 2009), repertoire (ISER, 1999; ZOAR, 2013), literary polysystem (ZOAR, 2013), community of readers (COSSON, 2014; COLOMER, 2007), literary canon (ZOAR, 2013; PAULINO, 2004) and concepts from the comic book language universe, especially framing, sequentiality (MACLOUD, 1993) and adaptation (HUTCHEON, 2013). It is worth mentioning that this research is important for making students have proximity to works of a social nature, the unfamiliarity with this type of novel ends up causing a strangeness and a certain refusal of students when they enter high school, specifically in the context to which this research is inserted.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação, que se assenta no ensino de Literatura, foi desenvolvida com o intuito de promover a ampliação de repertório, um conjunto de leis e elementos que regem a produção de textos conforme afirma Zoar (1974), em uma turma do 9º ano do segundo segmento do Ensino Fundamental, a partir da leitura simultânea de alguns capítulos da obra canônica O cortiço, de Aluísio de Azevedo, e uma adaptação em HQ de Ronaldo Antonelli. A escolha por esses romances deve-se ao fato de essas obras analisarem as questões sociais que afetam direta ou indiretamente os indivíduos que formam uma sociedade, não sendo, pois, usuais em sala de aula. Esses livros apresentam temas polêmicos e geram opiniões controversas, propiciando leituras diferentes para o mesmo texto. E, muitas vezes, os docentes preferem evitar esses embates. Assim, propusemos a leitura de O cortiço de Aluísio de Azevedo e a adaptação em HQ de Ronaldo Antonelli, para que um diálogo se estabeleça e a inserção de um clássico de temática social possa ser inserido no segundo segmento do ensino fundamental. Embasamonos nos pressupostos teóricos sobre letramento literário (COSSON, 2012), (PAULINO; COSSON, 2009), repertório (ISER, 1999; ZOAR, 2013), polissistema literário (ZOAR, 2013), comunidade de leitores (COSSON, 2014; COLOMER, 2007), cânone literário (ZOAR, 2013; PAULINO, 2004) e conceitos do universo da linguagem das HQs, sobretudo enquadramento, sequencialidade (MACLOUD, 1993) e adaptação (HUTCHEON, 2013). Vale salientar que essa pesquisa se faz importante por fazer com que os alunos tenham proximidade com obras de cunho social, a não familiaridade com esse tipo de romance termina por provocar um estranhamento e uma certa recusa dos estudantes quando adentram no ensino médio, especificamente no contexto a que essa pesquisa está inseridapt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCânonept_BR
dc.subjectRomance socialpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectCanonpt_BR
dc.subjectSocial romancept_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleUma introdução ao cânone: ampliação de repertório e letramento literário através de O Cortiço de Aluísio Azevedo e uma adaptação em HQ de Ronaldo Antonellipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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