Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11396
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariadasdorespintokrepke.pdf865.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O boca do inferno fala do que o coração está cheio: uma análise da Sátira de Gregório de Matos a partir de Paul Tillich em sua concepção da Teologia da Cultura
Autor(es): Krepke, Maria das Dores Pinto
Primeiro Orientador: Huff Júnior, Arnaldo Érico
Membro da banca: Almeida, Edson Fernando de
Membro da banca: Caldas Filho, Carlos Ribeiro
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo fazer a análise em um corpus selecionado de sátiras de Gregório de Matos, poeta brasileiro do século XVII, a partir da Teologia da Cultura de Paul Tillich, procurando nelas o elemento religioso dentro da concepção de religião do teólogo, enquanto dimensão de profundidade da vida. Nesse sentiddo, religião para Tillich é estar preocupado ulitmamente, Ultimate concern, com aquilo que toca o ser em última instância. Esta preocupação pode revelar-se para além das esferas institucionais da religião, nos mais íntimos movimentos da alma, através da cultura, pois, segundo ele, não há criação cultural que não expresse a preocupação suprema. Portanto, em um modo que não apresente uma forma tradicionalmente religiosa, o conteúdo religioso pode estar encoberto e precisa ser revelado, e a teologia deve procurar compreender as perguntas com a profundidade que estão sendo feitas, muitas das vezes fora dela, para cumprir seu papel profético e missionário. Na conclusão deste trabalho está registrado que, ao tomar como parâmetro a concepção de religião de Tillich e as bases de sua Teologia da Cultura, é possível reconhecer ou contribuir para revelar a dimensão religiosa nas mais diversas formas de arte.
Abstract: The present work aims to analyze in a selected group of satires by Gregório de Matos, seventeenth-century Brazilian poet, from Paul Tillich's Theology of Culture, seeking in them the religious element within the theologian's conception of religion, while depth dimension of life. In this sense, religion for Tillich is to be deeply concerned, Ultimate concern, with what touches being ultimately. This concern may unfold beyond the institutional spheres of religion, in the most intimate movements of the soul, through culture, because according to him, there is no cultural creation that does not express the supreme concern. Therefore, in a mode that does not present a traditionally religious form, religious content may be hidden and needs to be revealed, and theology must seek to understand the in-depth questions that are being asked, often out of them, to fulfill their prophetic and missionary role. In the conclusion of this work it is recorded that by taking as a parameter Tillich's conception of religion and the foundations of his Theology of Culture, it is possible to recognize or contribute to revealing the religious dimension in the most diverse forms of art.
Palavras-chave: Gregório de Matos
Paul Tillich
Preocupação úlitma
Religião
Teologia da cultura
Arte
Gregório de Matos
Paul Tillich
Ultimate concern
Religion
Theology of culture
Art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11396
Data do documento: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons