Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11350
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabellacristinadeoliveira.pdf290.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direito econômico e relações consumeristas no contexto das inovações disruptivas
Autor(es): Oliveira, Isabella Cristina de
Primeiro Orientador: Silva, Leandro Oliveira
Membro da banca: Alcântara, Marcelo Riceputi
Membro da banca: Botelho, Laís
Resumo: A presente pesquisa se propõe a discutir, partindo das normas de direito do consumidor e do estudo de alguns dos fundamentos do direito econômico abordados por Souza (2003), o fenômeno das Inovações Disruptivas, expressão surgida na década de noventa e cunhada pelo economista norte-americano Christensen (2015). A disrupção é o fenômeno no qual uma nova empresa surge, normalmente embebida pelo uso de novas tecnologias, e atrai ou cria para si um novo mercado, até então negligenciado pelas corporações existentes. Em constante expansão, essas estruturas disruptoras aumentam o nível dos serviços e produtos oferecidos, atraindo para si também os tradicionais consumidores. Dentro deste contexto, será realizada a análise da Empresa Uber e os institutos regulatórios que a circundam, de modo a se averiguar como legisladores e operadores do direito tem tratado esse novo fenômeno.
Abstract: The present research proposes to discuss, from the norms of consumer law and the study of some of the fundamentals of economic law addressed by Souza (2003), the phenomenon of Disruptive Innovations, an expression which was emerged in the nineties and coined by the North American economist, American Christensen (2015). Disruption is the phenomenon in which a new company emerges, usually imbibed by the use of new technologies, and attracts or creates for itself a new market, hitherto neglected by existing corporations. In constant expansion, these disruptive structures increase the level of the services and products offered, attracting to you also the traditional consumers. Within this context, the Uber Company and the regulatory institutes that surround it will be analyzed, in order to find out how lawmakers and legal operators have dealt with this new phenomenon.
Palavras-chave: Inovações disruptivas
Consumidor
Direito Econômico
Disruptive innovations
Consumer
Economic Law
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11350
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Faculdade de Direito - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons