https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
karlasantoscheremcunha.pdf | 895.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O trabalho docente no ensino da matemática |
Autor(es): | Cunha, Karla Santos Cherem |
Orientador: | Garcia-Reis, Andreia Rezende |
Miembros Examinadores: | Alcântara, Queila Adriana de |
Miembros Examinadores: | Silva, Jane Maria Braga |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo abordar o ensino da Matemática e se propõe investigar, em relatos de experiência publicados nos Cadernos do Professor (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA), como o ensino da matemática vem se apresentando no cotidiano escolar e vem estabelecendo diálogo com a Proposta Curricular de Matemática da Rede Municipal de Juiz de Fora. A perspectiva teórica assumida de trabalho docente é a do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007) e a de ensino de Matemática é a de Miguel e Brito (1996), Miguel (2005) e Guimarães (2010). Como resultados, aponta-se para uma metodologia para o ensino desta disciplina, de forma contextualizada e investigativa, na qual o aluno é sujeito ativo de todo processo, discutindo as recentes propostas pedagógicas: uso da História da Matemática, Resolução de Problemas, Jogos e Modelagem Matemática, e para as contribuições que a escrita e a publicação do relato de experiência contribuem para a prática e a formação docente. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Ensino da matemática Relatos de experiência Trabalho docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336 |
Fecha de publicación : | 13-sep-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons