Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karlasantoscheremcunha.pdf895.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O trabalho docente no ensino da matemática
Author: Cunha, Karla Santos Cherem
First Advisor: Garcia-Reis, Andreia Rezende
Referee Member: Alcântara, Queila Adriana de
Referee Member: Silva, Jane Maria Braga
Resumo: O presente artigo tem como objetivo abordar o ensino da Matemática e se propõe investigar, em relatos de experiência publicados nos Cadernos do Professor (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA), como o ensino da matemática vem se apresentando no cotidiano escolar e vem estabelecendo diálogo com a Proposta Curricular de Matemática da Rede Municipal de Juiz de Fora. A perspectiva teórica assumida de trabalho docente é a do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007) e a de ensino de Matemática é a de Miguel e Brito (1996), Miguel (2005) e Guimarães (2010). Como resultados, aponta-se para uma metodologia para o ensino desta disciplina, de forma contextualizada e investigativa, na qual o aluno é sujeito ativo de todo processo, discutindo as recentes propostas pedagógicas: uso da História da Matemática, Resolução de Problemas, Jogos e Modelagem Matemática, e para as contribuições que a escrita e a publicação do relato de experiência contribuem para a prática e a formação docente.
Abstract: -
Keywords: Ensino da matemática
Relatos de experiência
Trabalho docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336
Issue Date: 13-Sep-2019
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons