https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
karlasantoscheremcunha.pdf | 895.56 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Garcia-Reis, Andreia Rezende | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9134084821084264 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alcântara, Queila Adriana de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8040796318613103 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jane Maria Braga | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.creator | Cunha, Karla Santos Cherem | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6008763693196132 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-29T14:29:30Z | - |
dc.date.available | 2019-11-29 | - |
dc.date.available | 2019-11-29T14:29:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11336 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo abordar o ensino da Matemática e se propõe investigar, em relatos de experiência publicados nos Cadernos do Professor (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA), como o ensino da matemática vem se apresentando no cotidiano escolar e vem estabelecendo diálogo com a Proposta Curricular de Matemática da Rede Municipal de Juiz de Fora. A perspectiva teórica assumida de trabalho docente é a do Interacionismo Sociodiscursivo (MACHADO, 2007) e a de ensino de Matemática é a de Miguel e Brito (1996), Miguel (2005) e Guimarães (2010). Como resultados, aponta-se para uma metodologia para o ensino desta disciplina, de forma contextualizada e investigativa, na qual o aluno é sujeito ativo de todo processo, discutindo as recentes propostas pedagógicas: uso da História da Matemática, Resolução de Problemas, Jogos e Modelagem Matemática, e para as contribuições que a escrita e a publicação do relato de experiência contribuem para a prática e a formação docente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Relatos de experiência | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O trabalho docente no ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos Anos Iniciais |
This item is licensed under a Creative Commons License