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Tipo: Dissertação
Título: A leitura de tirinhas em sala de aula nos 7os anos do ensino fundamental: uma abordagem pelos aspectos enquadramento, planos e ângulos de visão e sequencialidade
Autor(es): Silva, Alice Cristiane Souza Ferreira da
Primeiro Orientador: Mathias, Érika Kelmer
Membro da banca: Coorsi, Margarida da Silveira
Membro da banca: Mendes, Marco Aurélio de Sousa
Resumo: Essa pesquisa situa-se no campo do ensino de literatura e vincula-se ao projeto “Tecnologias Pedagógicas para o ensino de literatura: perspectivas práticas”, desenvolvido por Érika Kelmer Mathias, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF) Por ser uma pesquisa de caráter interventivo, tem por objeto a proposta de uma ação interventiva, no que diz respeito à promoção do letramento literário com o gênero tirinhas. Muitos professores, ao trabalharem com histórias em quadrinhos (HQs), têm se apoiado nos livros didáticos para desenvolverem suas práticas, o que torna a abordagem dos gêneros quadrinísticos, tais como, mangás, tirinhas, novel comics, entre outros, de certo modo ineficiente, tanto no que diz respeito ao seu aspecto de interação entre linguagem verbal e imagética, quanto em seu aspecto híbrido de linguagem literária e não literária. O que constatamos é que o aspecto imagético dos quadrinhos tem sido preterido em valoração ao aspecto verbal, o que compromete o seu processo de leitura. Desse modo, essa pesquisa teve por objetivo conceber uma intervenção de caráter didático-pedagógico para promover a ampliação de repertório dos alunos no gênero tirinhas, mais especificamente no que tange os aspectos de enquadramento, planos e ângulos de visão e sequencialidade. Foi realizada em uma turma de sétimo ano de ensino fundamental de uma cidade no interior de Minas Gerais. Apoiou-se metodologicamente em aspectos da pesquisa-ação e tem como fundamentos teóricos os conceitos de letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009); polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 2013); repertório e vazios textuais (ISER, 1996); linguagem quadrinística: enquadramento, planos, ângulos de visão e sequencialidade (MCCLOUD, 2008), (VERGUEIRO, 2004) e (RAMOS, 2009).
Abstract: This research is in the field of literature teaching and is linked to the project “Pedagogical Technologies for the teaching of literature: practical perspectives”, developed by Érika Kelmer Mathias, within the scope of the Professional Master in Letters of the Federal University of Juiz de Fora. (PROFLETRAS / UFJF) As it is an intervention research, its object is the proposal of an intervention action, with regard to the promotion of literary literacy with the comic strip genre. Many teachers, when working with comic books (comic books), have relied on textbooks to develop their practices, which makes the approach of comic genres such as manga, comic strips, novel comics, among others, somewhat inefficient. , as regards its aspect of interaction between verbal and imagetic language, as well as its hybrid aspect of literary and non-literary language. What we found is that the imagery aspect of comics has been deprecated in valuation to the verbal aspect, which compromises its reading process. Thus, this research aimed to design a didactic-pedagogical intervention to promote the broadening of students' repertoire in the comic strip genre, more specifically regarding the aspects of framing, plans and angles of vision and sequentiality. It was held in a seventh grade elementary school class in a city in the interior of Minas Gerais. It was methodologically based on aspects of action research and its theoretical foundations are the concepts of literary literacy (PAULINO and COSSON, 2009); literary polysystem (EVEN-ZOHAR, 2013); repertoire and textual voids (ISER, 1996); quadrinistic language: framing, planes, viewing angles and sequentiality (MCCLOUD, 2008), (VERG, 2004) and (RAMOS, 2009).
Palavras-chave: HQs
Tirinhas
Estratégias de leitura
Letramento literário
Comic book
Comic strip
Reading strategy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
Acesso Embargado
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11318
Data do documento: 17-Set-2019
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