Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11318
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alicecristianesouzaferreiradasilva.pdf7.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
alicecristianesouzaferreiradasilva-cadernopedagogico.pdf5.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mathias, Érika Kelmer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1347381343967133pt_BR
dc.contributor.referee1Coorsi, Margarida da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Marco Aurélio de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6223817916615539pt_BR
dc.creatorSilva, Alice Cristiane Souza Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-20T12:10:35Z-
dc.date.available2019-11-19-
dc.date.available2019-11-20T12:10:35Z-
dc.date.issued2019-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11318-
dc.description.abstractThis research is in the field of literature teaching and is linked to the project “Pedagogical Technologies for the teaching of literature: practical perspectives”, developed by Érika Kelmer Mathias, within the scope of the Professional Master in Letters of the Federal University of Juiz de Fora. (PROFLETRAS / UFJF) As it is an intervention research, its object is the proposal of an intervention action, with regard to the promotion of literary literacy with the comic strip genre. Many teachers, when working with comic books (comic books), have relied on textbooks to develop their practices, which makes the approach of comic genres such as manga, comic strips, novel comics, among others, somewhat inefficient. , as regards its aspect of interaction between verbal and imagetic language, as well as its hybrid aspect of literary and non-literary language. What we found is that the imagery aspect of comics has been deprecated in valuation to the verbal aspect, which compromises its reading process. Thus, this research aimed to design a didactic-pedagogical intervention to promote the broadening of students' repertoire in the comic strip genre, more specifically regarding the aspects of framing, plans and angles of vision and sequentiality. It was held in a seventh grade elementary school class in a city in the interior of Minas Gerais. It was methodologically based on aspects of action research and its theoretical foundations are the concepts of literary literacy (PAULINO and COSSON, 2009); literary polysystem (EVEN-ZOHAR, 2013); repertoire and textual voids (ISER, 1996); quadrinistic language: framing, planes, viewing angles and sequentiality (MCCLOUD, 2008), (VERG, 2004) and (RAMOS, 2009).pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa situa-se no campo do ensino de literatura e vincula-se ao projeto “Tecnologias Pedagógicas para o ensino de literatura: perspectivas práticas”, desenvolvido por Érika Kelmer Mathias, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFLETRAS/UFJF) Por ser uma pesquisa de caráter interventivo, tem por objeto a proposta de uma ação interventiva, no que diz respeito à promoção do letramento literário com o gênero tirinhas. Muitos professores, ao trabalharem com histórias em quadrinhos (HQs), têm se apoiado nos livros didáticos para desenvolverem suas práticas, o que torna a abordagem dos gêneros quadrinísticos, tais como, mangás, tirinhas, novel comics, entre outros, de certo modo ineficiente, tanto no que diz respeito ao seu aspecto de interação entre linguagem verbal e imagética, quanto em seu aspecto híbrido de linguagem literária e não literária. O que constatamos é que o aspecto imagético dos quadrinhos tem sido preterido em valoração ao aspecto verbal, o que compromete o seu processo de leitura. Desse modo, essa pesquisa teve por objetivo conceber uma intervenção de caráter didático-pedagógico para promover a ampliação de repertório dos alunos no gênero tirinhas, mais especificamente no que tange os aspectos de enquadramento, planos e ângulos de visão e sequencialidade. Foi realizada em uma turma de sétimo ano de ensino fundamental de uma cidade no interior de Minas Gerais. Apoiou-se metodologicamente em aspectos da pesquisa-ação e tem como fundamentos teóricos os conceitos de letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009); polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 2013); repertório e vazios textuais (ISER, 1996); linguagem quadrinística: enquadramento, planos, ângulos de visão e sequencialidade (MCCLOUD, 2008), (VERGUEIRO, 2004) e (RAMOS, 2009).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letras (ProfLetras)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectHQspt_BR
dc.subjectTirinhaspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectComic bookpt_BR
dc.subjectComic strippt_BR
dc.subjectReading strategypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA leitura de tirinhas em sala de aula nos 7os anos do ensino fundamental: uma abordagem pelos aspectos enquadramento, planos e ângulos de visão e sequencialidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons