Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11277
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabelsilveirademorais.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias alternativas para o estudo de ecologia
Autor(es): Morais, Isabel Silveira de
Primeiro Orientador: Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira
Membro da banca: Coelho, Igor Rismo
Membro da banca: Matos, Ione Maria de
Membro da banca: Antunes, João Eustáquio
Membro da banca: Assis, Fernanda Henrique Lyra de
Resumo: Ecologia é um tema de grande importância para o Ensino Médio, que busca compreender as relações do ambiente físico com o ambiente biótico. A maior parte das atividades que ocorrem durante o ano letivo são aulas dentro do ambiente da sala de aula e utilização do livro didático. Como contribuição apresentada, a partir dos dados coletados, percebe-se a necessidade de uma análise minuciosa nos LD’S (Livros didáticos) aprovados para a escolha do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) das escolas públicas estaduais, para que atendam as demandas no sentido de contextualização e atualização, como por exemplo: imagens, roteiros de aulas práticas e outros que sejam condizentes com CBC (Currículo Básico Comum). No presente trabalho, foi demonstrada a importância da escolha do livro didático, e se percebe uma deficiência na aprendizagem do aluno em relação ao conteúdo de Ecologia. Nesse sentido, a utilização de metodologias alternativas se tornam necessárias de maneira a complementar o ensino das relações ecológicas, nicho ecológico, hábitat e biomas. O uso da metodologia apresentada neste estudo surge como proposta que pode ser utilizada pelo docente, para promover o estímulo do desenvolvimento acerca das habilidades exigidas no conteúdo de Ecologia, bem como a integração do aluno no ambiente em que ele está inserido. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.
Abstract: Ecology is a topic of great importance for high school, which seeks to understand the relationships of the physical environment with the biotic environment. Most of the activities that take place during the school year are classes within the classroom environment and use of the textbook. As a contribution presented, from the collected data, we realize the need for a thorough analysis in the LD'S (Didatc Books).approved for the choice of PNLD (National Textbook Program) of state public schools, to meet the demands in the sense. contextualization and updating, such as images, practical lesson scripts and others that are consistent with CBC (Common Basic Curriculum). In the present work, the importance of choosing the textbook was demonstrated, and a deficiency in the student's learning regarding the content of Ecology is perceived. In this sense, the use of alternative methodologies becomes necessary in order to complement the teaching of ecological relations, ecological niche, habitat and biomes. The use of the methodology presented in this study emerges as a proposal that can be used by the teacher to promote the development stimulus about the skills required in the content of ecology, as well as the integration of the student in the environment in which he is inserted. This work was carried out with the support of the Higher Education Personnel Improvement Coordination - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.
Palavras-chave: Ecologia
Metodologias alternativas
Relações ecológicas
Nicho ecológico
Hábitat
Bioma e livro didático
Ecology
Alternative methodologies
Ecological relations
Ecological niche
Habitat
Biome and textbook
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11277
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons