Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11277
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
isabelsilveirademorais.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378998327997426pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Igor Rismo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791509605698197pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Ione Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5831392312967216pt_BR
dc.contributor.referee3Antunes, João Eustáquio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5458972809338036pt_BR
dc.contributor.referee4Assis, Fernanda Henrique Lyra de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4276508436558267pt_BR
dc.creatorMorais, Isabel Silveira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T18:31:11Z-
dc.date.available2019-11-06-
dc.date.available2019-11-18T18:31:11Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11277-
dc.description.abstractEcology is a topic of great importance for high school, which seeks to understand the relationships of the physical environment with the biotic environment. Most of the activities that take place during the school year are classes within the classroom environment and use of the textbook. As a contribution presented, from the collected data, we realize the need for a thorough analysis in the LD'S (Didatc Books).approved for the choice of PNLD (National Textbook Program) of state public schools, to meet the demands in the sense. contextualization and updating, such as images, practical lesson scripts and others that are consistent with CBC (Common Basic Curriculum). In the present work, the importance of choosing the textbook was demonstrated, and a deficiency in the student's learning regarding the content of Ecology is perceived. In this sense, the use of alternative methodologies becomes necessary in order to complement the teaching of ecological relations, ecological niche, habitat and biomes. The use of the methodology presented in this study emerges as a proposal that can be used by the teacher to promote the development stimulus about the skills required in the content of ecology, as well as the integration of the student in the environment in which he is inserted. This work was carried out with the support of the Higher Education Personnel Improvement Coordination - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.pt_BR
dc.description.resumoEcologia é um tema de grande importância para o Ensino Médio, que busca compreender as relações do ambiente físico com o ambiente biótico. A maior parte das atividades que ocorrem durante o ano letivo são aulas dentro do ambiente da sala de aula e utilização do livro didático. Como contribuição apresentada, a partir dos dados coletados, percebe-se a necessidade de uma análise minuciosa nos LD’S (Livros didáticos) aprovados para a escolha do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) das escolas públicas estaduais, para que atendam as demandas no sentido de contextualização e atualização, como por exemplo: imagens, roteiros de aulas práticas e outros que sejam condizentes com CBC (Currículo Básico Comum). No presente trabalho, foi demonstrada a importância da escolha do livro didático, e se percebe uma deficiência na aprendizagem do aluno em relação ao conteúdo de Ecologia. Nesse sentido, a utilização de metodologias alternativas se tornam necessárias de maneira a complementar o ensino das relações ecológicas, nicho ecológico, hábitat e biomas. O uso da metodologia apresentada neste estudo surge como proposta que pode ser utilizada pelo docente, para promover o estímulo do desenvolvimento acerca das habilidades exigidas no conteúdo de Ecologia, bem como a integração do aluno no ambiente em que ele está inserido. O presente trabalho foi realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.subjectRelações ecológicaspt_BR
dc.subjectNicho ecológicopt_BR
dc.subjectHábitatpt_BR
dc.subjectBioma e livro didáticopt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.subjectAlternative methodologiespt_BR
dc.subjectEcological relationspt_BR
dc.subjectEcological nichept_BR
dc.subjectHabitatpt_BR
dc.subjectBiome and textbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleMetodologias alternativas para o estudo de ecologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons