Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11179
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geraldaramoscamargo.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental a partir de um problema local: estudando ecologia e nascentes por meio de metodologias participativas
Autor(es): Camargo, Geralda Ramos
Primeiro Orientador: Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo
Membro da banca: Campos, Renata Bernardes Faria
Membro da banca: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Membro da banca: Mees, Leonardo
Membro da banca: Rezende, Maíra Queiroz
Resumo: Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Biologia, com foco especial na Educação ambiental a partir do conhecimento dos educandos, com a produção de novos conhecimentos por meio do diálogo sobre o contexto ambiental, socioeconômico e cultural em que vivem. A experiência descrita neste trabalho foi desenvolvida com 60 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, e teve por objetivo experimentar metodologias participativas visando à construção do pensamento científico junto aos alunos a partir de um problema socioambiental local – a redução das nascentes no município de Capelinha, Alto Jequitinhonha – relacionado ao cotidiano dos educandos. A aplicação dessas metodologias proporcionou a compreensão dos educandos acerca do problema, bem como os sensibilizou a construir hipóteses que o explicassem e a apontar comportamentos em prol da preservação ambiental.
Abstract: This article presents a pedagogical experience in the teaching of biology, with a special focus on environmental education based on a local problem, from the knowledge of the students, with the production of new knowledge from the dialogue about the environmental, socioeconomic and cultural context in which live. The experience described in this work was developed with 60 first year students of the Geralda Otoni Barbosa State School in Capelinha, MG, and had the objective of experimenting participatory methodologies aiming at the construction of scientific thinking among high school students based on an environmental problem local - the reduction of the water sources in the municipality of Capelinha, Alto Jequitinhonha - related to the daily life of the students. The application of these methodologies provided the students' understanding of the local problem, as well as sensitized them to construct hypotheses that explained it and to indicate behaviors in favor of environmental preservation.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Cerrado
Alfabetização científica
Alto Jequitinhonha
Biology teaching
Cerrado
Scientific literacy
Alto Jequitinhonha
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11179
Data do documento: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons