Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11179
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geraldaramoscamargo.pdf2.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921911954661634pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Renata Bernardes Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599178303238933pt_BR
dc.contributor.referee2Bicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.contributor.referee3Mees, Leonardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021238762091968pt_BR
dc.contributor.referee4Rezende, Maíra Queiroz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017377615317035pt_BR
dc.creatorCamargo, Geralda Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2280496165531561pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-23T16:57:31Z-
dc.date.available2019-10-21-
dc.date.available2019-10-23T16:57:31Z-
dc.date.issued2019-07-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11179-
dc.description.abstractThis article presents a pedagogical experience in the teaching of biology, with a special focus on environmental education based on a local problem, from the knowledge of the students, with the production of new knowledge from the dialogue about the environmental, socioeconomic and cultural context in which live. The experience described in this work was developed with 60 first year students of the Geralda Otoni Barbosa State School in Capelinha, MG, and had the objective of experimenting participatory methodologies aiming at the construction of scientific thinking among high school students based on an environmental problem local - the reduction of the water sources in the municipality of Capelinha, Alto Jequitinhonha - related to the daily life of the students. The application of these methodologies provided the students' understanding of the local problem, as well as sensitized them to construct hypotheses that explained it and to indicate behaviors in favor of environmental preservation.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma experiência no ensino de Biologia, com foco especial na Educação ambiental a partir do conhecimento dos educandos, com a produção de novos conhecimentos por meio do diálogo sobre o contexto ambiental, socioeconômico e cultural em que vivem. A experiência descrita neste trabalho foi desenvolvida com 60 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, e teve por objetivo experimentar metodologias participativas visando à construção do pensamento científico junto aos alunos a partir de um problema socioambiental local – a redução das nascentes no município de Capelinha, Alto Jequitinhonha – relacionado ao cotidiano dos educandos. A aplicação dessas metodologias proporcionou a compreensão dos educandos acerca do problema, bem como os sensibilizou a construir hipóteses que o explicassem e a apontar comportamentos em prol da preservação ambiental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAlto Jequitinhonhapt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectCerradopt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectAlto Jequitinhonhapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleEducação ambiental a partir de um problema local: estudando ecologia e nascentes por meio de metodologias participativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons