https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11179
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
geraldaramoscamargo.pdf | 2.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Educação ambiental a partir de um problema local: estudando ecologia e nascentes por meio de metodologias participativas |
Autor(es): | Camargo, Geralda Ramos |
Orientador: | Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo |
Miembros Examinadores: | Campos, Renata Bernardes Faria |
Miembros Examinadores: | Bicalho, Maria Gabriela Parenti |
Miembros Examinadores: | Mees, Leonardo |
Miembros Examinadores: | Rezende, Maíra Queiroz |
Resumo: | Este artigo apresenta uma experiência no ensino de Biologia, com foco especial na Educação ambiental a partir do conhecimento dos educandos, com a produção de novos conhecimentos por meio do diálogo sobre o contexto ambiental, socioeconômico e cultural em que vivem. A experiência descrita neste trabalho foi desenvolvida com 60 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública, e teve por objetivo experimentar metodologias participativas visando à construção do pensamento científico junto aos alunos a partir de um problema socioambiental local – a redução das nascentes no município de Capelinha, Alto Jequitinhonha – relacionado ao cotidiano dos educandos. A aplicação dessas metodologias proporcionou a compreensão dos educandos acerca do problema, bem como os sensibilizou a construir hipóteses que o explicassem e a apontar comportamentos em prol da preservação ambiental. |
Resumen : | This article presents a pedagogical experience in the teaching of biology, with a special focus on environmental education based on a local problem, from the knowledge of the students, with the production of new knowledge from the dialogue about the environmental, socioeconomic and cultural context in which live. The experience described in this work was developed with 60 first year students of the Geralda Otoni Barbosa State School in Capelinha, MG, and had the objective of experimenting participatory methodologies aiming at the construction of scientific thinking among high school students based on an environmental problem local - the reduction of the water sources in the municipality of Capelinha, Alto Jequitinhonha - related to the daily life of the students. The application of these methodologies provided the students' understanding of the local problem, as well as sensitized them to construct hypotheses that explained it and to indicate behaviors in favor of environmental preservation. |
Palabras clave : | Ensino de biologia Cerrado Alfabetização científica Alto Jequitinhonha Biology teaching Cerrado Scientific literacy Alto Jequitinhonha |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11179 |
Fecha de publicación : | 11-jul-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons