Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11174
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamaraduarteramos.pdf1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões acerca da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do assistente social: uma análise crítica a partir do cotidiano profissional nos Centros de Referência de Assistência Social de Juiz de Fora/MG
Autor(es): Ramos, Tamara Duarte
Primeiro Orientador: Moljo, Carina Berta
Membro da banca: Yazbek, Maria Carmelita
Membro da banca: Paula, Luciana Gonçalves Pereira de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender a dimensão socioeducativa do trabalho profissional do assistente social e como ela se processa no cotidiano profissional. Partimos da hipótese de que esta dimensão é constitutiva da profissão e se articula às demais dimensões do trabalho profissional, tendo potencialidade para influenciar nas maneiras de pensar e agir dos sujeitos. Para alcançar tal objetivo e constatar nossa hipótese realizamos uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores que contribuem para refletir sobre a temática ora em estudo por um viés crítico, assim como foram analisados os dados de uma pesquisa empírica realizada nos Centros de Referência de Assistência Social de Juiz de Fora/MG, a qual foi composta por duas etapas que se complementam – a etapa das observações participantes e a etapa das entrevistas em profundidade. Ademais, ao longo desta dissertação buscamos compreender os elementos que configuram o cenário atual da sociabilidade capitalista, uma vez que trazem impactos para as políticas sociais, para os espaços sócio-ocupacionais e para o trabalho profissional dos assistentes sociais. No estudo da dimensão socioeducativa, também consideramos ser necessário apreender a trajetória histórica da profissão, as dimensões do trabalho profissional, os elementos que perpassam o cotidiano profissional, as ações socioeducativas desenvolvidas pelos assistentes sociais, bem como os limites e possibilidades existentes.
Abstract: This dissertation aims to understand the social-educational dimension of the social worker's professional work and how it is processed in the professional daily life. We start from the hypothesis that this dimension is constitutive of the profession and articulates with the other dimensions of professional work, having the potential to influence the ways of thinking and acting of the subjects. To achieve this goal and to verify our hypothesis we conducted a bibliographic research, based on authors who contribute to reflect on the subject under study by a critical bias, as well as the data from an empirical research conducted in the Reference Centers of Social Assistance of. Juiz de Fora / MG, which was composed of two complementary stages - the participant observation stage and the in-depth interview stage. Moreover, throughout this dissertation we seek to understand the elements that shape the current scenario of capitalist sociability, since they bring impacts to social policies, social-occupational spaces and the professional work of social workers. In the study of the socio-educational dimension, we also consider it necessary to grasp the historical trajectory of the profession, the dimensions of professional work, the elements that permeate the professional routine, the socio-educational actions developed by social workers, as well as the limits and possibilities that exist.
Palavras-chave: Serviço social
Dimensão socioeducativa
Trabalho profissional
Social service
Socio-educational dimension
Professional work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11174
Data do documento: 3-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons