https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11164
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandaangelopereira.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A educação estatística e a elaboração de vídeos para a promoção do raciocínio sobre variabilidade na educação básica |
Autor(es): | Pereira, Fernanda Angelo |
Orientador: | Rodrigues, Chang Kuo |
Second Advisor: | Souza, Fabiano dos Santos |
Miembros Examinadores: | Pires, Rogério Fernando |
Miembros Examinadores: | Bastos, Ronaldo Rocha |
Resumo: | A presente pesquisa buscou investigar se é possível potencializar a compreensão do conceito de variabilidade por meio de vídeos sobre Educação Estatística. Objetiva-se a construção e o desenvolvimento do raciocínio sobre a variabilidade a partir da produção de vídeos educacionais disponibilizados no canal do YouTube denominado Estatisfera. A Revisão Sistemática da Literatura mostrou que há poucas pesquisas que abordam o raciocínio sobre variabilidade na Educação Básica, uma habilidade importante para o desenvolvimento da literacia estatística (GAL, 2002) na formação dos alunos. Este estudo foi conduzido metodologicamente à luz de elementos da Engenharia Didática de acordo com Almouloud (2007). Os vídeos criados oriundos dos resultados da oficina foram analisados por professores e alunos por meio de um instrumento de validação. A análise das respostas auxiliada por meio do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva) mostrou que os vídeos têm potencial para alcançar os objetivos propostos, apesar de algumas críticas em relação à metodologia abordada nos vídeos que serão levadas em consideração na construção dos próximos vídeos. Identificou-se também um avanço na concepção do conceito de variabilidade dos participantes da pesquisa após assistirem os vídeos. |
Resumen : | The present research sought to investigate if it is possible to enhance the understanding of the concept of variability through videos on Statistical Education. The objective is to construct and develop the reasoning about variability through the production of educational videos made available on Estatisfera, a YouTube channel. The Systematic Literature Review has shown that there are few researches that addresses the reasoning about variability in Basic Education, an important skill in the development of statistical literacy (GAL, 2002) in student training. This study was conducted methodologically by some elements of Didactic Engineering according to Almouloud (2007). The videos created from the workshop results were analyzed by teachers and students through a validation tool. The analysis of the responses aided by the CHIC (Cohesive Hierarchical Implicative Classification) software showed that the videos have the potential to reach the proposed objectives, despite some criticism regarding the methodology addressed in the videos that will be considered in the construction of the next videos. There was also an improvement in the conception of the concept of variability of survey participants after watching the videos. |
Palabras clave : | Educação matemática Educação estatística Literacia estatística Raciocínio sobre variabilidade CHIC Mathematics education Statistical education Statistical literacy Reasoning about variability CHIC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11164 |
Fecha de publicación : | 27-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.