Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11164
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandaangelopereira.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.advisor2Souza, Fabiano dos Santos-
dc.contributor.referee1Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.creatorPereira, Fernanda Angelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-17T16:14:55Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-10-17T16:14:55Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11164-
dc.description.abstractThe present research sought to investigate if it is possible to enhance the understanding of the concept of variability through videos on Statistical Education. The objective is to construct and develop the reasoning about variability through the production of educational videos made available on Estatisfera, a YouTube channel. The Systematic Literature Review has shown that there are few researches that addresses the reasoning about variability in Basic Education, an important skill in the development of statistical literacy (GAL, 2002) in student training. This study was conducted methodologically by some elements of Didactic Engineering according to Almouloud (2007). The videos created from the workshop results were analyzed by teachers and students through a validation tool. The analysis of the responses aided by the CHIC (Cohesive Hierarchical Implicative Classification) software showed that the videos have the potential to reach the proposed objectives, despite some criticism regarding the methodology addressed in the videos that will be considered in the construction of the next videos. There was also an improvement in the conception of the concept of variability of survey participants after watching the videos.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou investigar se é possível potencializar a compreensão do conceito de variabilidade por meio de vídeos sobre Educação Estatística. Objetiva-se a construção e o desenvolvimento do raciocínio sobre a variabilidade a partir da produção de vídeos educacionais disponibilizados no canal do YouTube denominado Estatisfera. A Revisão Sistemática da Literatura mostrou que há poucas pesquisas que abordam o raciocínio sobre variabilidade na Educação Básica, uma habilidade importante para o desenvolvimento da literacia estatística (GAL, 2002) na formação dos alunos. Este estudo foi conduzido metodologicamente à luz de elementos da Engenharia Didática de acordo com Almouloud (2007). Os vídeos criados oriundos dos resultados da oficina foram analisados por professores e alunos por meio de um instrumento de validação. A análise das respostas auxiliada por meio do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva) mostrou que os vídeos têm potencial para alcançar os objetivos propostos, apesar de algumas críticas em relação à metodologia abordada nos vídeos que serão levadas em consideração na construção dos próximos vídeos. Identificou-se também um avanço na concepção do conceito de variabilidade dos participantes da pesquisa após assistirem os vídeos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectLiteracia estatísticapt_BR
dc.subjectRaciocínio sobre variabilidadept_BR
dc.subjectCHICpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectReasoning about variabilitypt_BR
dc.subjectCHICpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA educação estatística e a elaboração de vídeos para a promoção do raciocínio sobre variabilidade na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.