Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11150
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
yonemarinhoviana.pdf556.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Transtorno do espectro autista: ensino colaborativo
Autor(es): Viana, Yone Marinho
Orientador: Talmas, Elismara Vaz
Miembros Examinadores: Talma, Márcia Marin
Miembros Examinadores: Jesus, Alan Willian
Resumo: O presente projeto de intervenção pedagógico inclusivo teve como foco a intervenção pedagógica com aluno que apresenta - transtorno do espectro Autista TEA, utilizando-se de uma práxis metodológica intitulada “ Ensino Colaborativo”. Tal proposta de trabalho para a educação inclusiva tem sido objeto de estudo para as demandas na aprendizagem desse público alvo da educação especial, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente especialista de educação especial. Além disso, desenvolver essa cultura colaborativa com o apoio dos demais atores envolvidos nesta questão, como coordenação, direção, família e demais profissionais especializados. A proposta baseia-se na pesquisa-ação colaborativa. Os dados foram obtidos a partir da implementação desse modelo de ensino e trazem estratégias que visam o sucesso na aprendizagem em diferentes tempos e espaços de educação inclusiva. Bem como, reflexões sobre a implementação dessa cultura na realidade escolar
Resumen : -
Palabras clave : Ensino colaborativo
Práticas diferenciadas
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11150
Fecha de publicación : 25-may-2019
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons