Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11150
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
yonemarinhoviana.pdf556.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Transtorno do espectro autista: ensino colaborativo
Author: Viana, Yone Marinho
First Advisor: Talmas, Elismara Vaz
Referee Member: Talma, Márcia Marin
Referee Member: Jesus, Alan Willian
Resumo: O presente projeto de intervenção pedagógico inclusivo teve como foco a intervenção pedagógica com aluno que apresenta - transtorno do espectro Autista TEA, utilizando-se de uma práxis metodológica intitulada “ Ensino Colaborativo”. Tal proposta de trabalho para a educação inclusiva tem sido objeto de estudo para as demandas na aprendizagem desse público alvo da educação especial, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente especialista de educação especial. Além disso, desenvolver essa cultura colaborativa com o apoio dos demais atores envolvidos nesta questão, como coordenação, direção, família e demais profissionais especializados. A proposta baseia-se na pesquisa-ação colaborativa. Os dados foram obtidos a partir da implementação desse modelo de ensino e trazem estratégias que visam o sucesso na aprendizagem em diferentes tempos e espaços de educação inclusiva. Bem como, reflexões sobre a implementação dessa cultura na realidade escolar
Abstract: -
Keywords: Ensino colaborativo
Práticas diferenciadas
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11150
Issue Date: 25-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação Inclusiva em Contextos Escolares



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons